Resenha manifesto gregori warchavchik e rino levi. e rino levi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gregori Warchavchik e Rino Levi fazem um manifesto acerca da Arquitetura Modernista, apresentando vários pontos em comum, com a ênfase na questão da praticidade e economia das obras e a proposta deredução dos elementos decorativos “copiados” de um estilo antecessor.

Falam sobre a arquitetura atualizada em relação ao novo tempo e as características tecnológicas.

Warchavchik faz um analogiada arquitetura às máquinas como automóvel/ locomotiva. Cada uma serviu ao seu tempo de acordo com as necessidades da época, evoluindo conforme novas tecnologias foram sendo descobertas. Ele Adota oconceito da casa como “máquina de morar”, argumentando contra o decorativismo, discutindo a estética da máquina e buscando argumentos funcionais e econômicos.

Em “cada época histórica tem a sualógica da beleza”. trás uma lógica que precede a concepção do belo, ou seja, o Edificio seria um monumento caracterizado pelas técnicas conhecidas em seu tempo.
A arquitetura moderna estaria condenada pornão estar de acordo com os novos tempos, resistindo ao caminho estético evidenciado nas “novas maquinas”.

Resumindo, para Warchavchik, os engenheiros estavam no caminho certo, pois construíam como material da época (o concreto armado, ou cimento armado, como era então conhecido) e preocupavam-se com a resolução técnica e pragmática da obra. O autor entendia que, se os edifícios fossemcompletados seguindo o mesmo espírito, seriam “monumentos de arte da nossa época”. o que não acontecia porque o engenheiro construtor era substituído pelo arquiteto decorador que, “educado no espírito dastradições clássicas, não compreendendo que o edifício é um organismo construtivo cuja fachada é a sua cara, prega uma fachada postiça, imitação de algum velho estilo, e chega muitas vezes a sacrificaras nossas comodidades por uma beleza ilusória”.

Rino Levi fala sobre uma "arquitetura de volumes, linhas simples, e poucos elementos decorativos". (mesmo pensamento de Warchavchik).dando ênfase...
tracking img