Reino Protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O reino Protista

O reino protista é constituído pelas algas unicelulares e pluricelulares e pelos protozoários. Todos esses organismos são eucariontes (do grego eu, verdadeiro; cario, núcleo; ontos, ser), o que significa que eles possuem um núcleo delimitado pela membrana nuclear (carioteca).
ENDOSSIMBIOSE E EVOLUÇÃO DOS EUCARIONTES
O que deve ter causado essa enorme diversificação?Parte da resposta a essa pergunta parece estar na evolução da célula eucariótica por eventos de endossímbiose (simbiogênese).
Na origem e evolução da célula eucariótica, houve inicialmente um evento de endossimbiose em que uma célula eucariótica engloba bactérias aeróbias, que deram origem ás mitocôndrias; mais tarde houve um novo evento de endossimbiose, em que um eucarionte que já tinhamitocôndrias engloba cianobactérias. Estas deram origem aos cloroplastos.
Esses eventos de endossimbiose são chamados primários.
Nos eucariontes atuais é possível detectar a presença de genes dos cloroplastos e das mitocôndrias incorporados ao DNA nuclear, indicando que houve transferência desses genes para o núcleo. Assim, as funções dos cloroplastos e das mitocôndrias dependem, em parte, doDNA que ficou nessas organelas, e em parte do DNA que passou para o núcleo.
A linhagem de eucariontes que derivou apenas da endossimbiose com bactérias aeróbias está apresentada atualmente pelos diplomonádios, parabasálios, amebozoários, foraminíferos, radiolários, heliozoários, fungos e animais. Alguns desses organismos perderam as mitocôndrias em sua evolução ou as mitocôndrias se modificaramem outras estruturas que não realizam mais a respiração aeróbia.
Todos os demais eucariontes derivaram da outra linhagem em que houve endossimbiose também com cianobácterias.
A linhagem dos organismos com cloroplastos sofreu grandes modificações e diversificação. Enquanto a mitocôndria se originou apenas por endossimbiose primária, os cloroplastos se originaram por endossimbiose primária etambém por eventos independentes de endossimbiose secundária.

Os únicos grupos de organismos clorofilados que surgiram apenas por endossimbiose primária foram algas verdes, plantas e algas vermelhas. Por esse motivo, há propostas recentes que incluem algas verdes e vermelhas como plantas, mudando assim, o próprio conceito de planta que não ficaria mais restrito ás briófitas, pteridófitas,gimnosperma e angiosperma.
Todos os demais organismos clorofilados por endossimbiose secundária com algas verdes ou com algas vermelhas. Nesses casos, protistas heterótrofos mitocondriados englobaram por fagocitose algas verdes ou vermelhas e incorporaram seus cloroplastos. Em função disso, os cloroplastos desses organismos possuem, em geral, quatro membranas delimitantes, sendo uma delas derivadado fagossomo, outra derivada da membrana plasmática da alga que foi fagocitada, e duas do cloroplasto do endossimbiose; em alguns casos há perda de uma dessas membranas, restando apenas três. Parte do DNA dessas organelas foi incorporada ao DNA nuclear da célula hospedeira.
















Então duas linhagens evolutivas surgiram: a que derivou por endossimbiose secundária comalgas verdes e a que derivou por endossimbiose secundária com algas vermelhas.
ALGAS
As algas são maiores responsáveis pela renovação do oxigênio da atmosfera, pois realizam a maior parte da fotossíntese que ocorre no planeta, armazenando principalmente o amido como substância de reserva. São organismos autótrofos que se desenvolvem no solo, sobre troncos e na água doce. Entretanto, a grandemaioria habita os oceanos (algas marinhas).
Classificação das algas
As algas são classificadas em seis divisões principais. São elas: euglenófitas (euglenas), crisófitas (douradas), pirrófitas (dinoflagelados), clorófitas (verdes), feófitas (pardas) e rodófitas (vermelhas).
1. Euglenófitas
São algas unicelulares que vivem na água doce. Possuem um ou dois flagelos para a locomoção e não são...
tracking img