Reino plantae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de planta

Aristóteles (384 a C - 322 a C) classificou os organismos vivos em dois grandes grupos – plantas e animais. Esta maneira de classificar a diversidade de formas de vida permaneceu praticamente inalterada até o início do século XX [3] . Lineu (1707-1778) criou a base do moderno sistema de classificação biológica, atribuindo a esses dois grupos o nível hierárquico de ReinoVegetabilia (mais tarde Metaphyta ou Plantae) e o reino Animalia (também chamado Metazoa). Até a metade do século XIX, ainda se dividiam os seres vivos em dois grandes reinos — animal e vegetal. Nessa época, entretanto, muitos cientistas perceberam que certos organismos, como as bactérias, os mixomicetos e os fungos diferiam das plantas e dos animais. Ao longo do tempo foram propostos novos reinospara acomodar estes organismos [3]. Segundo a classificação proposta por Lynn Magulis os reinos da vida são: monera, protoctista, animalia, fungi e plantae [3].
Atuais definições de Plantae:
Quando o nome Plantae ou planta é aplicado a um grupo específico de organismos, geralmente refere-se a um dos três conceitos abaixo:
Nome(s) Escopo Descrição
Plantas terrestres, também conhecidas comoEmbriófitas ou Metaphyta. Plantae sensu strictissimo Este grupo inclui todas as plantas que formam embrião. As embriófitas são multicelulares, realizam fotossíntese, possuem clorofila a e b, a substância de reserva é o amido, a parede celular é composta de celulose e hemicelulose, seu ciclo de vida é Diplobionte Heteromórfico, são oogâmicas e as células reprodutivas estão protegidas por um tecido formadopor células estéreis (gametângios e esporângios). Portanto são Embriófitas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas [3][3][4][5].
Plantas verdes- também conhecidos como Viridiplantae, Viridiphyta ou Chlorobionta. Plantae sensu stricto Este grupo inclui Plantae sensu strictissimo e alguns grupos de algas verdes (Coleochaete e Charophyta). Viriplantae engloba organismos que possuemclorofila a e b, têm plastídios que são envolvidos por duas membranas, armazenam amido, a parede celular é composta de celulose e hemicelulose. Este grupo tem cerca 300.000 espécies [3][4].
Archaeplastida, Plastida ou Primoplantae. Plantae sensu lato Este grupo inclui além do grupo definido como Viriplantae (Plantae sensu stricto) as demais algas verdes (Chlorophyta), as Rhodophyta (algasvermelhas) e Glaucophyta. Este clado inclui organismos que há Eras atrás adquiriram os cloroplastos pela fagocitose direta de cianobactérias [3].
Fica claro que não há ainda um consenso sobre a definição de “quem são as plantas”. A história evolutiva das plantas ainda não está completamente resolvida, mas um relacionamento o esquema abaixo resume as três formas propostas descritas acima. Cada uma dasdefinições apresentadas no quadro acima estão em negrito .[6].
Archaeplastida (Plantae sensu lato)

Glaucophyta (glaucophyte algae)



Rhodophyta (algas vermelhas)


Viridiplantae (Plantae sensu stricto)

Chlorophyta (parte das algas verdes)

Streptophyta

streptophyte algae (parte de algas verdes)



Charales (muitas vezes incluídos em algas verdes)


EmbriófitasA maneira em que os grupos de algas verdes são combinados e nomeados varia consideravelmente entre os autores . [4][7]. Para os botânicos junto com a autora Lynn Margulis são consideradas plantas apenas o grupo das Embriófitas [3][4]. O restante pertence ao reino Protoctista [3].
[editar]Evolução e classificação das plantas verdes

Ver artigo principal: Classificação das Plantas
Amaioria das algas não são mais classificadas como pertencentes ao Reino Plantae.[8][9] As algas compreendem diferentes grupos de organismos que produzem energia através da fotossíntese, cada um dos quais evoluindo independentemente de ancestrais não-fotossintéticos diferentes. As mais conhecidas são as macroalgas, algas multicelulares que podem se assemelhar vagamente a plantas terrestres, mas...
tracking img