Reino plantae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

O Reino Plantae ou Metaphyta(do grego,além de;phyton,vegetal) é constituído pelas plantas. As plantas são fundamentais para a continuidade da vida no planeta, pois pelo fato de realizarem a fotossíntese, constituem a base de sustentação dos diversos ecossistemas. Além disso, determinam a ocorrência de vários habitats terrestres, permitindo a manutenção da vida de uma grandequantidade de organismos.
O Reino Plantae devido a sua grande variedade de plantas, é classificado por meio de certos critérios-presença ou não de vasos condutores de seiva e critério reprodutivo(principal critério).
De acordo com o critério reprodutivo,reino vegetal é agrupado em Criptógamas e Fanerógamas. Neste trabalho apresentarei as características gerais de cada um.

*Criptógamas - plantas comórgãos reprodutivos localizados em cavidades(não visíveis),portanto não produzem flores e nem sementes(briófitas e pteridófitas).

Briófitas - são avasculares(não possuem tecidos de condução).São plantas de pequeno porte,que possivelmente evoluíram a partir das algas clorofilas(verdes).Os principais representantes das briófitas são os musgos e as hepáticas.Essas plantas necessitam de lugaresúmidos e sombreados para sobreviverem.Necessitam de água para sua reprodução.

Pteridófitas - são plantas vasculares(possuem vasos condutores de seiva).Como exemplo dessas plantas temos a samambaia,as avencas e os xaxins.Elas habitam principalmente locais sombreados e úmidos,pois também dependem de água para sua reprodução.

*Fanerógamas - são plantas com órgãos reprodutores visíveis nareprodução,portanto produzem sementes e flores(gimnospermas e angiospermas).

Gimnospermas - não possuem sementes no interior dos seus frutos.São plantas consideradas espermatófita e se multiplicam com mais facilidade por possuirem a semente.Os principais representantes são pinheiros,cedros,sequóias e criprestes,árvores que se encontram em ares de clima temperado.

Angiospermas - são consideras as plantasmais evoluídas e numerosas.Possuem o fruto para proteção das sementes,ex:laranjeira,macieira,arroz,mi… dividem monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Monocotiledôneas - apresentam apenas um cotilédone,ex:bambu,palmeira,grama,coque… diversos critérios para diferenciar uma monocotiledônea de uma dicotiledônea,por exemplo: a presença de raiz fasciculada.
Dicotiledôneas - possuem dois cotilédones,porexemplo:ervilha,feijão,laranjeira.Uma das características que as diferenciam das monocotiledôneas é:presença de raiz pivotante ou principal.



Briófitas:
Conceito
Organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores.

Características Gerais:
I. A grande maioria dasespécies é terrestre de ambiente úmido e sombreado (musgos, hepáticas anthóceros).
II. São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula.
III. Ocorrem ainda espécies com a Ricciocarpus natans que flutua em H2O doce e a Riccia flutuantes que vive submersa em água doce.
IV. O musgo do gênero Shpagnum forma a turfa, que funciona como adubona melhoria solo, quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.

Classificação:
Classe Musci: classe em que seus representantes são os musgos, vegetais que apresentam o corpo divido em três regiões específicas rizoíde, caulóide, e filóide.
Reprodução: Assexuada: ocorre por fragmentação, quando a planta adulta cresce, divide-se em pedaços irregulares chamados propágulos, e estes sãolevados pela ação do vento e da água da chuva até o solo, germinando e formando uma nova planta.
Sexuada: Ocorre alternância de gerações (Metagênese).
Gametângios: órgãos produtores de gametas
Planta masculina: Anterídeo -> produz anterozóides.
Planta feminina: arquegônio -> produz oosferas
Classe Hepaticae
Conceito : O termo hepática (hepato=fígado), deve-se a forma de fígado do...
tracking img