Reino monera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO PEDRO II – UESCIII – BIOLOGIA – 2º ANO – ENSINO MÉDIO – MONERA

1. Observe o esquema de uma bactéria:
a) Cite duas características do esquema que permite classificá-la como uma célula procariota. a) Ausência de membrana nuclear e de organelas membranosas no citoplasma como mitocôndria, plastos, retículo endoplasmático e aparelho de Golgi.
b) Cite a organela da célula eucariota queexecuta a mesma função desempenhada por uma estrutura localizada na membrana plasmática bacteriana. Quem é essa estrutura? b) A organela é mitocôndria. Bactérias não possuem essa organela, porém têm invaginações na membrana plasmática, denominadas mesossomos, que contém enzimas da respiração celular.
c) Descreva um dos processos naturais que permitiriam a transferência de materiais genéticos dessacélula para outra preexistente. c) A transferência de material genético de uma bactéria para outra é realizada por reprodução sexuada, como, por exemplo, a conjugação, onde partes do DNA passam de uma bactéria a outra através de pontes citoplasmáticas denominados de pilus.

2. Um microbiologista tinha, em tubos de ensaio, culturas bacterianas de várias origens e, após alguns dias, notou que emcada um deles desenvolveu-se um grande número de bactérias que turvaram os tubos, como está indicado na figura 1. Com esses resultados e a observação microscópica, ele concluiu que havia quatro diferentes espécies de bactérias, com respirações: aeróbia, anaeróbia estrita, anaeróbia facultativa e microaerófila. As bactérias microaerófilas se desenvolvem bem apenas em ambientes com taxas médias deoxigênio, não suportando nem altas taxas desse gás nem a ausência dele. Já as anaeróbias facultativas se desenvolvem indiferentemente nos meios com e sem oxigênio. Em seguida, ele fez contagens das quatro populações bacterianas, pipetando amostras de vários pontos de cada tubo. Com os resultados, foi construído o gráfico da figura 2.

Com esses dados, responda:
a) Classifique as bactérias dosquatro tubos quanto ao tipo de respiração.
A: anaeróbia facultativa B: microaerófila C: anaeróbia estrita D: aeróbia
b) Qual cultura corresponde a cada curva do gráfico? No gráfico, a linha horizontal é a da cultura A; a decrescente é a da cultura C; a crescente é a da cultura D e a do ótimo em concentração 10 é a da cultura B.
c) Uma das culturas bacterianas foi preparada com umaamostra retirada de uma salsicha, cuja lata estava bem fechada, e que havia causado a intoxicação e morte de um cão. Qual dos tubos (A, B, C, D) contém a cultura com a bactéria causadora da intoxicação? Justifique sua resposta. O tubo C, pois contém uma cultura de bactérias anaeróbias estritas, como é o caso da intoxicação botulínica.
3. Analise as reações:
I) 2 H20 + C02 CH20 + H20+ 02
II) 2 H2S + C02 CH20 + H20 + 2S

Ambas dependem da absorção de energia luminosa, sendo que as plantas só realizam a primeira e diferentes grupos de bactérias fazem as duas reações, que são muito semelhantes.

a) Qual é a importancia ecológica dos seres vivos representados por essas reações? Esses seres vivos são os produtores em seus ecossistemas.
b)Que importante papel as bactérias púrpuras e algumas cianobactérias, que fazem a segunda reação, podem desempenhar em charcos com acúmulo de H2S? As bactérias que fazem a segunda reação são despoluidoras.
c) Nessas bactérias, notam-se grânulos amarelos acumulados no citoplasma. Do que se trata? Explique. O grânulos amarelos são de enxofre, um dos produtos da reação II.
d) Se as bactériasnão têm cloroplastos, onde ficam os pigmentos responsáveis pela absorção da luz nas espécies fotossintetizantes? Os pigmentos se distribuem ao longo de um sistema de lamelas no citoplasma.

4. A virulência do 'Bacillus anthracis', causador do antraz, está diretamente associada à presença conjunta dos componentes toxina e cápsula bacteriana, e é atenuada quando um deles está ausente. Os...
tracking img