Regras abnt - citacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REGRAS ABNT para elaborar o Referencial Teórico
Referencial teórico é uma parte do relatório em que o aluno elabora texto com base nos conhecimentos publicados por autores renomados. Ao elaborar o texto, o aluno deve citar tanto os conteúdos como as respectivas fontes utilizadas. Essa citação deve ser conforme as regras da ABNT

O que é citação?

Citação é quando o alunose utiliza em seu texto de conhecimento publicado por outros autores. Se a citação não for acompanhada da descrição correta da fonte utilizada, o texto será considerado plágio. Além de plágio ser considerado crime, o trabalho do aluno não terá validade.


Importante:
• Em todo parágrafo em que se cita conteúdo de outros autores deve haver a descrição correta da fonte.




TIPOS DECITAÇÃO


➢ a) CITAÇÃO INDIRETA (Conceitual)
A maior parte do texto elaborado pelo aluno no referencial teórico deve com citações indiretas.
A citação indireta ocorre quando o aluno se utiliza do conteúdo de outro autor, mas que o descreve com as suas próprias palavras, ou seja, não é uma cópia fiel do texto do autor.


Neste tipo de citação, o texto escrito é deautoria do aluno, mas o conhecimento publicado é de outro autor. Nesse caso, é obrigatório citar a fonte consultada da seguinte forma: sobrenome do(s) autor(es) e o ano da publicação do livro. Exemplo: Chiavenato (2004). Agora, quando a citação for colocada no final do parágrafo, o sobrenome do autor deve ser escrito em letras maiúsculas.


Nesse tipo de citação não se coloca o textoentre aspas e nem se altera o tipo ou o tamanho da fonte utilizada, ou seja, o texto é escrito normalmente. Vamos a alguns exemplos:




a.1) Exemplo de citação indireta quando se utiliza livro c/ apena um autor


Conforme Chiavenato (2004), nossa sociedade é composta por organizações. Tudo que utilizamos ou consumimos vem das organizações. Para que as organizações possam alcançarseus resultados de forma eficiente e eficaz é necessário que as mesmas sejam administradas de forma competente.
O texto foi sublinhado apenas para destacar a citação. Quando se elabora o texto não se coloca nada em destaque.


Outra forma de realizar a mesma citação:
Nossa sociedade é composta por organizações. Tudo que utilizamos ou consumimos vem das organizações. Para que asorganizações possam alcançar seus resultados de forma eficiente e eficaz é necessário que as mesmas sejam administradas de forma competente. (CHIAVENATO, 2004). (Quando se cita a fonte no final do texto, o sobrenome do autor deve ser em letras maiúsculas)


a.2) Exemplo de citação indireta quando se utiliza livros com até três autores

Conforme Souza, Silva e Ferreira (2001), aadministração é considerada como ciência, arte e técnica, porém, nem todos os autores pensam dessa forma, para esses, a administração não pode ser considerada uma ciência.


Outra forma de realizar a mesma citação:
A administração é considerada como ciência, arte e técnica, porém, nem todos os autores pensam dessa forma, para esses, a administração não pode ser considerada uma ciência. (SOUZA,SILVA E FERREIRA, 2001).


a.3) Exemplo de citação indireta quando se utiliza livro com mais de três autores

Conforme Pereira e outros (2003), um administrador competente necessita ter conhecimento e habilidades, ou seja, não basta apenas ser hábil e se ter apenas conhecimento.

Outra forma de realizar a mesma citação:

Um administrador competente necessita terconhecimento e habilidades, ou seja, não basta apenas ser hábil e se ter apenas conhecimento. (PEREIRA E OUTROS, 2003).


a.4) Exemplo de citação indireta quando se utiliza conteúdo da Internet


Conforme Pontes (www.administrador.com.br, acesso 20.08.08), a crise financeira de 2008 foi determinante para se ter a certeza da importância do planejamento e do controle financeiro nas...
tracking img