Regiao norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho de cunho acadêmico, ira mostrar alguns índices econômicos da região Norte do Brasil, balança comercial, IDH, PIB, nível de emprego, nível de renda e renda per capita. Cada um dos índices mostrará a capacidade de desenvolvimento da região Norte, bem como suas potencialidades econômicas no cenário nacional. A região Norte é uma das maiores regiões do Brasil, porem uma dasmenos populosas.

2. JUSTIFICATIVA
Mostrar a economia da região Norte, bem como seus fatores econômicos que constituem. Bem como seus índices econômicos, Índices de Desenvolvimento , PIB, entre outros.
3. Objetivos
3.1 Geral
Avaliar a capacidade dos acadêmicos em apresentação trabalhos técnicos e apresentações dos resultados obtidos com as pesquisas.
3.2 Específico
Trazer a situaçãoeconômica da região Norte, comparando-a através de análises dos seus principais índices econômicos e suas potencialidades diversas perante o cenário nacional.
4. Importância
Conhecer os fatores que fazem de região Norte, a região mais rica em Biodiversidade do país, e conhecer cidades como Amazônia e Pará que concentram grande parte da população.

A Região Norte é uma das cinco regiões brasileiras,sendo a mais extensa delas, com uma área de 3.869.637 km². Formada por sete estados: Acre, Amapá,Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Região Norte está localizada na região geoeconômica da Amazônia entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste). Na região predomina o clima equatorial com exceção donorte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical.
Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue(no litoral) e alguns pontos de cerrado, e também alguns pontos de matas galerias.
Aprender as características físicas de uma região depende, em grande parte, da capacidade dededução e observação: na Região Norte, a latitude e o relevo explicam a temperatura; a temperatura e os ventos explicam a umidade e o volume dos rios; e o clima e a umidade, somados, são responsáveis pela existência da mais extensa, variada e densa floresta do planeta, ou seja, a Floresta Amazônica ou Hileia.
Possui uma área de 3.659.637,9 km², que corresponde a 42,27% do território brasileiro,sendo a maior região brasileira em superfície. Nesta região estão localizados o maior e o segundo maior estado do Brasil, respectivamente Amazonas e Pará, e também os três maiores municípios do Brasil em área territorial, Altamira, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, possuem cada um mais 100.000km², tal extensão tem a área superior a aproximadamente 105 países do mundo, um a um, e ainda maior queos estados de Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos.

ESTADO DO ACRE
O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Ocupa uma área de 152.581,4 km².Sua superfície equivale a menos de 2% do total do país. 
Criadocomo Território Federal em 1904, o Acre foi elevado à categoria de Estado em 1962. A produção de borracha, que promoveu sua ocupação e seu desenvolvimento, entrou em decadência a partir de 1913. Mas, ainda hoje, o Acre é um dos maiores estados brasileiros na produção e exportação de borracha.Sua economia se baseia na extração da borracha e da castanha, na pecuária e na agricultura.O censo de 2010 contabilizou que o Acre possui 707.125 habitantes. O censo de dez anos registrou o número de 557.526 habitantes. Na formação de sua população, entraram além dos índios, os nordestinos , principalmente cearenses - que aí chegaram maciçamente durante o período áureo da borracha (1880-1913) e os sulistas, que chegaram maciçamente durante a década de 70 em diante.
Houve também imigrações de árabes...
tracking img