Regencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA



MARA CRISTINA DE SOUSA MOREIRA SILVA































ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR




















Morrinhos
2013









MARA CRISTINA DE SOUSA MOREIRA SILVA





























ATIVIDADE INTERDISCIPLINARTrabalho apresentado a disciplina de Políticas e Gestão dos Espaços Educativos, Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica, Tecnologias da Educação da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Profs: Josilaine B. Ricci Nascimento, Raquel Rodrigues Franco, Vilma Gimenes e Juliana Telles Suzuki










Morrinhos
2013




SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 32 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Políticas e gestão dos espaços educativos 4
2.2 Currículo, conhecimento e cultura escolar 6
2.3 Metodologia da pesquisa científica 7
2.4 Tecnologias da educação 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho proporcionou enriquecermos ainda mais sobre toda a formação da gestão na ação docente. Como estudantes do curso de Pedagogia, issoé fundamental para que possamos associar as disciplinas estudadas no terceiro semestre.
Dessa forma, foi possível perceber que a gestão democrática participativa é concebida como um elemento de democratização da escola, que auxilia na compreensão da cultura da instituição escolar e seus processos e, na articulação das relações sociais, da qual fazem parte, os desafios concretos do contextohistórico que vivenciamos.
É neste contexto que discorremos sobre cada disciplina estudada neste período.



2 DESENVOLVIMENTO
A reflexão a cerca de cada disciplina estudada neste semestre fez com que percebêssemos ainda mais a importância de todo o processo educativo. Ficou claro que a tarefa fundamental do educador é a formação do cidadão, procurando resolver com competência seus própriosproblemas e buscando saídas para os problemas educacionais.
Os textos utilizados para a elaboração deste trabalho nos mostram que a tarefa mais importante do trabalho pedagógico consiste em proporcionar à criança e ao adolescente oportunidade para encontrar sua identidade.
O professor tem de estar consciente de que não basta uma boa proposta pedagógica, ele deve estar atento aos valores que passa aosalunos, permeado por suas relações e atitudes, pois elas são assimiladas facilmente e tem uma força muito grande na formação do educando e no sucesso da aprendizagem.
A democratização na gestão da escola constitui-se numa das tendências atuais mais fortes do sistema educacional, apesar da resistência oferecida pelo corporativismo das organizações de educadores e pela burocracia instalada nosaparelhos de estado, muitas vezes associados na luta contra a inovação educacional. (GADOTTI, 1994, p.6).
Neste cenário percebemos que o papel do professor independente da disciplina que ministra, do cargo que exerce na instituição escolar é fundamental para o sucesso escolar.

2.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Os textos de apoio somaram muito para o estudo da disciplina de políticas egestão dos espaços educativos, pode-se compreender que a escola deve ser um lugar de conhecimentos.
A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essainiciativa, mas que lhe dêem as condições necessárias para levá-la adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre a escola e o sistema de ensino. (VEIGA, 1995, p.11-12).
A disciplina elucida que a escola e a gestão escolar passam por constantes mudanças, portanto faz-se imprescindível o registro e documentação de todas as ocorrências que processam no âmbito da unidade...
tracking img