Reformas socioculturais e religiosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CFP - UNIDADE ACADÊMICA DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ENFERMAGEM - PERÍODO: 1º

REFORMAS SOCIOCULTURAIS E RELIGIOSAS

CAMILA ROLIM FIGUEIREDOIANE KARINA QUIRINO LACERDA
LAICY PRISCYLA DUARTE SARMENTO
NADJARA DE FREITAS PEREIRA
SANANDA KAYRONE MACIEL BRAGA

CAJAZEIRAS, 2012.
REFORMAS SOCIOCULTURAIS E RELIGIOSAS
No século XVI ocorreramalgumas mudanças entre a igreja e a sociedade. Tudo começou quando Martinho Lutero rompeu com a igreja, motivado pela questão das indulgências, a igreja necessitando arrecadar recursos para obras noVaticano, decidiu conceder indulgências em troca de ajuda e doações fazendo com que isso se tornasse um verdadeiro comércio. Na mesma época o humanismo e o renascimento traziam novas visões sobre ascoisas e então a partir disso Martinho Lutero preparou o terreno para uma Reforma Espiritual. Lutero defendia a doutrina da salvação pela fé e não pelas indulgências, com isso ele foi expulso do impérioe excomungado, refugiou-se no castelo de um amigo onde ficou isolado por dez meses, nesse tempo ele traduziu a Bíblia para o alemão e viabilizou o acesso dos fiéis as sagradas escrituras.
Essemovimento acabou em uma verdadeira revolução e desencadeou outras revoltas religiosas. Muitos grupos continuaram reformando a religião, criando várias seitas e outras religiões derivadas do cristianismocomo acontece até os dias atuais. A Igreja Romana fundou a sociedade de Jesus, conhecida como a ordem dos jesuítas, o autor dessa Ordem e da contra reforma foi Santo Inácio Loyola, que era um soldadoespanhol e se converteu fundando essa sociedade.
Outro tipo de reforma religiosa ocorreu na Inglaterra com Henrique VIII, no início do seu reinado defendia o papa e a Igreja Romana, mas quandopretendeu se divorciar da esposa entrou em confronto com o Papa Clemente VII, pois o mesmo se recusou a anular o matrimônio. Henrique VIII criou a Igreja Inglesa ou Anglicana, depois de ter fundando essa...
tracking img