REFLEXOS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

INTRODUÇÃO
O estudo dos reflexos medulares em anfíbios pode ser testado através das Leis de Pfluger que, constituídas por cinco leis, exemplificam a proporcionalidade entre estímulos, receptores e atos reflexos. São elas: Lei da Localização, Lei da Lateralidade, Lei da Simetria, Lei da Irradiação e Lei da Generalização.


OBJETIVO:Aplicar as Leis de Pfluger em rã destinada ao experimento dos reflexos medulares em anfíbios além de explicar como funciona o ato reflexo.



MATERIAIS E MÉTODOS:

- ácido acético diluído a 1: 600
- ácido acético diluído a 1: 500
- ácido acético diluído a 1: 400
- ácido acético diluído a 1: 300
- ácido acético diluído a 1: 200
- ácido acético diluído a 1: 100
- ácido acético diluído a1: 50
- ácido acético puro


















O sistema nervoso é um dos principais sistemas coordenadores do corpo. O sistema nervoso (SN) pode ser dividido em partes, levando-se em consideração critérios anatômicos, embriológicos e funcionais. Assim, o SN está dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC está dividido emencéfalo e medula espinhal; o SNP compreende os nervos, gânglios e terminações nervosas.
O SNC está localizado dentro do esqueleto axial, ou seja, cavidade craniana e canal vertebral. Destaca-se que vários ossos protetores envolvem todo o SNC. O encéfalo está envolvido pelo crânio, e a medula espinhal está circundada por vértebras cervicais, torácicas e lombares e seus ligamentos.O ato reflexo

Quando você espirra, pestaneja ou retira sua mão de algo que irá lhe machucar, isso são conseqüências de mensagens cerebrais.

Assim você recebe e transmite aos membros as mensagens necessárias para a sua locomoção como, por exemplo, você pode receber estímulos complexos e estímulos simples. Estajunção se denomina arco reflexo.

O arco reflexo apresenta a seguinte estrutura:

- Receptor: responde aos estímulos internos ou externos, apresenta corpúsculos sensoriais do tendão e inervados dos neurônios.
- Via sensitiva: apresenta neurônios sensitivos transportados para a medula dorsal.
- Neurônio associativo: é o neurônio em que converte os estímulos em reflexos.
- Via motora: écaracterizada pelos neurônios motores, que são responsáveis pelo transporte da ordem de ação para a pratica de contração do músculo, indo da medula até o efetor.
- Efetor: o músculo que recebe a mensagem efetiva.

Os reflexos podem ser classificados em:

- Medulares: a informação se integra na medula, sendo involuntária.
- Encefálicos: a informação se integra nos neurônios associativos deencéfalo.
- Salivar: as glândulas salivares fazem o papel dos efetores. 

Exemplo: Estímulo recebido em golpe no joelho




Recebe o golpe / provoca os neurônios / os axônios invadem a medula dorsal e provocam a sinapse / os neurônios motores recebem a mensagem do estímulo / os axônios presentes nos neurônios motores estimulam a coxa, dando-se o ato de movimentação do músculo / estesestímulos são transportados para o encéfalo, que recebe a mensagem do golpe sofrido.

Dentre as estruturas celulares encontradas no sistema nervoso, o neurônio assume importância fundamental por apresentar a capacidade de excitação (polarização e despolarização), sendo responsável por todo o início e manutenção da atividade neurológica.
Os neurônios podem ser funcionalmente divididos em neurôniossensitivos e motores. Sendo que os neurônios motores podem ser divididos em neurônios motores superiores (NMS) e neurônios motores inferiores (NMI).
O neurônio motor superior é responsável pelo início dos movimentos voluntários, manutenção do tono muscular e regulação da postura, é o que parte da medula e vai até o córtex cerebral. O neurônio motor inferior é um neurônio eferente que liga o SNC...
tracking img