Reflexos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESULTADOS
Durante a prática do reflexo fotomotor direto, constatou-se que ao olhar-se diretamente para uma fonte luz, ocorre uma constrição ou diminuição do diâmetro da pupila. Portanto, ao fechar um dos olhos durante 10 segundos e depois abrir novamente, constatou-se a ocorrência de uma dilatação ou aumento do diâmetro da pupila.
Ao ser pesquisado o reflexo fotomotor consensual, verificou-seque tanto no olho iluminado quanto no olho oposto ocorreram constrição da pupila.
No segundo experimento foi realizado o reflexo espino-ciliar e concluiu-se que ao beliscarmos a nuca de uma pessoa, a pupila sofre dilatação.
A terceira experiência realizada foi a do reflexo bradicárdico. Observou-se que a frequência dos batimentos cardíacos ocorreram conforme a Tabela 01 abaixo:
Tabela 01:Registro de freqüência de batimentos cardíacos por minuto (BPM) antes e depois do examinado imergir a face em uma bacia de água fria. FLORIANO, 2012.
Examinados | Antes da imersão (bpm) | Após imersão (bpm) |
LucianoBiancaJosifranMarleneEdilene | 7684868688 | 6076808690 |
Média | 84 | 78,4 |
Fonte: Laboratório de Fisiologia da FAESF.
4 DISCUSSÕES
Normalmente a pupila é circular, bem centrada ecom diâmetro de 2 a 4 mm. Quando ela encontra-se com diâmetro aumentado chamamos de midríase, e o contrário chama-se miose.
Quando se incide uma luz sobre os olhos, observa-se que ocorre a contração da pupila. A luz excessiva que entra nos olhos estimula uma via reflexa que é controlada pelo sistema parassimpático. Dessa forma, a via eferente parassimpática traz a informação de contrair omúsculo circular da íris provocando a miose. Este reflexo é importante para proteger a retina do excesso de luz. Por outro lado, na ausência de luz, como quando fechamos as mãos sobre os olhos, observa-se que a pupila se dilata (midríase). Isso ocorre, porque o sistema simpático prevalece sobre o sistema parassimpático, que não é estimulado por não haver luz excessiva. A midríase é importante para aretina captar uma maior quantidade de raios luminosos possíveis quando o ambiente está escuro.
O primeiro reflexo citado acima é um reflexo fotomotor direto ou à luz, pois é estimulado por luz intensa e provoca a ação no mesmo olho que está recebendo a luz.
Ao se incidir a luz sobre um dos olhos do indivíduo normal verifica-se, depois de curto período de latência, a contração da pupila do mesmoolho estimulado (reflexo fotomotor direto) e também a contração, simultânea e de mesma amplitude, da pupila do olho contralateral não estimulado (reflexo fotomotor consensual). A via nervosa que media este fenômeno é a via do reflexo pupilar fotomotor, sendo assim constituída: epitélio neurossensorial (cones e bastonetes), células bipolares, células ganglionares, camada de fibras nervosasretinianas, nervo óptico, quiasma óptico, no qual há parcial decussação de suas fibras, trato óptico, mesencéfalo. Toda esta sequência de elementos representa o braço aferente. Dentro do mesencéfalo desenvolve-se o neurônio intercalar que hemidecussa e articula o braço aferente com o braço eferente. Este é formado pelo núcleo de Edinger-Westphall, III nervo, gânglio ciliar, onde existe sinapse, nervosciliares, os quais vão inervar o músculo esfíncter iriano e o músculo ciliar. Esta disposição anatômica explica porque a estimulação luminosa de um olho provoca miose simultânea em ambos os olhos. Entretanto o braço eferente recebe também influências não decorrentes de estimulação luminosa.
Se não houver reflexo fotomotor direto e consensual podemos dizer que há lesão do II par de nervos cranianos. Noentanto, se não houver reflexo fotomotor direto, mas houver consensual, podemos inferir que há uma lesão no III par de nervos cranianos e não do II par.
Aproveitando a prática do reflexo fotomotor pode-se também observar se as pupilas apresentam o mesmo tamanho em cada olho, isto é, se elas são isocóricas. O fenômeno em que as pupilas não apresentam tamanhos iguais é chamado de anisocoria....
tracking img