Reflexos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os reflexos são respostas esteriotipadas e involuntárias do sistema nervoso central a um estímulo externo determinado. Os reflexos espinhais são importantes para a atividade motora. Muitas ações inconscientes dependem, em grande parte, de reflexos simples que são desencadeados pela ativação de receptores sensoriais(BERNE , 2004). O controle realizado pela medula espinhal é de suma importânciapara a realização dos vários movimentos musculares , sem eles diversas funções seriam afetadas como , por exemplo , o simples ato de andar.
1)Reflexo de Estiramento Muscular ou Miotático
O reflexo de estiramento muscular exerce uma função particularmente importante na manutenção da postura. O reflexo de estiramento ainda poder ser dividido em : reflexo de estiramento dinâmico e reflexo deestiramento estático. O primeiro é provocado pela transmissão de sinais pelas terminações sensoriais primárias , e essa transmissão só é possível devido a alteração rápida no comprimento do músculo. O reflexo de estiramento dinâmico ocorre quando o comprimento do músculo se altera rapidamente , como consequência , é transmitido um sinal para a medula. Esse sinal induz uma contração ou redução nacontração do mesmo músculo do qual o sinal foi enviado.  Esse reflexo funciona, então, para se opor a modificações bruscas do comprimento muscular, porque a contração muscular se opõe ao estiramento. Já o segundo , conta com a participação tanto dos receptores primários quanto dos receptores secundários , ambos participando da transmissão dos sinais. Esse reflexo é importante porque ele ajuda a manter acontração constante quando o músculo se estende excessivamente.
2)Reflexo Miotático Inverso
Esse reflexo , ao contrário de todos os outros aqui citados , tem como receptor o órgão tendinoso de golgi e não os fusos musculares e há a participação de fibras aferentes do grupo Ib e pelo que se percebe , tem um efeito contrário ao do miotático ,como o próprio nome indica. “A via que se origina noórgão tendinoso de Golgi mobiliza tanto interneurônios inibitórios responsáveis pela inibição dos motoneurônios alfa que inervam o músculo reto femoral, quanto interneurônios responsáveis pela ativação dos motoneurônios alfa que inervam os músculos posteriores da coxa”(BERNE,2004). O reflexo miotático inverso participa da proteção do músculo contra rompimentos e contra possíveis lesões no músculo.
3)Reflexo Flexor ou Reflexo de Retirada
Este reflexo também é chamado de reflexo nociceptivo ou reflexo à dor pois está comumente associada à estimulação das terminações da dor . Quando um receptor tátil ou doloroso é estimulado os músculos do braço tornam-se excitados de maneira reflexa, retirando a mão do estímulo doloroso. A resposta de retirada, entretanto , varia de acordo com o nervoestimulado. “Em outras palavras os centros integrativos da medula espinhal induzem a contração dos músculos que podem mais efetivamente, remover a parte dolorida do corpo para longe do objeto que causa dor”(GUYTON,2006). O arco reflexo envolve 3 circuitos principais : circuito para propagar o reflexo , circuito para inibição dos músculos antagonistas e o circuito que promovem a pós descarga.” Nos reflexosde retirada , surtos de potenciais aferentes fazem com que os interneurônios excitatórios ativem motoneurônios alfa que inervam os músculos que provocam a retirada da extremidade ipsilateral e fazem com que os interneurônios inibitórios impeçam a ativação de motoneurônios alfa que suprem os músculos antagonistas do movimento de retirada.(BERNE, 2004)
4) Reflexo de Extensão Cruzada
É o reflexoque se desenvolve quando , após o estimulo , há a extensão do membro contralateral correspondente.Essa extensão é a responsável pelo empurrão realizado pelo corpo para retirada do membro de perto do objeto. No reflexo extensor os músculos extensores são estimulados por estímulos que são carregados pelos nervos sensoriais até esses músculos. O reflexo de retirada tem um período de pós-descarga...
tracking img