reflexo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexologia das mãos
Reflexologia das mãos é o método de aplicação de pressão através dos dedos e polegares nas áreas das mãos. Estas áreas se encontram em todas as partes das mãos e correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. As mãos podem ser consideradas um espelho do corpo a mão direita reflete o lado direito do corpo, enquanto a mão esquerda reflete o lado esquerdo. Areflexologia é uma terapia simples, natural e não-invasiva, que estimula as forças internas de cura do corpo, trazendo bem estar físico, mental e emocional. Se a pessoa tiver determinado problema de saúde ou só estiver procurando um modo de aliviar a tensão e manter-se saudável, a reflexologia será de excelente valor terapêutico.
Aplicada corretamente, a reflexologia da mão é totalmente segura. Se umreflexo particular não for trabalhado demais, não haverá perigo de excessiva estimulação, o que pode causar demasiada eliminação e efeitos colaterais desagradáveis. A reflexologia pode ser usada por qualquer pessoa, de bebês a idosos. 

Importante
1 - A reflexologia nunca deve ser usada para diagnosticar problemas de saúde. O diagnóstico só deve ser feito por um médico;
2 - Ao prescrever umtratamento de reflexologia, nunca se deve prometer a "cura" de uma doença, nem usar a reflexologia para dar falsas esperanças. Contudo, todos se beneficiarão da reflexologia;
3 - A reflexologia não deve ser usada no lugar da medicina ortodoxa. É preciso sempre consultar um médico. A reflexologia e a medicina ortodoxa, porém, funcionam bem quando usadas em conjunto;
4 - A reflexologia não deve serclassificada como um tratamento médico;
5 A reflexologia não é igual a um tratamento de acupuntura. Os acupunturistas falam de meridianos, enquanto os reflexologistas usam zonas. Acupuntura é um tema extremamente complexo, que pode exigir quatro anos de estudo em tempo integral. Poderá ser muito perigosa se não for praticada corretamente. 

Estrutura Óssea das Mãos
Há 27 ossos que constituemcada mão e punho. Entre estes ossos, incluem-se:
> 8 carpais (ossos do punho), dispostos em duas fileiras. São conhecidos como trapézio (de quatro faces), trapezóide (de quatro faces), capitato, hamato (em forma de gancho), escafóide (como um bote), semilunar (semelhante à lua crescente), triquetral e pisiforme (em forma de ervilha).
> 5 metacarpais, que formam a palma da mão. As cabeças dessesossos constituem o nó dos dedos.
> 14 falanges, que são os ossos dos dedos e do polegar. O polegar possui duas falanges, enquanto os dedos dispõem de três. 
Os ossos da mão e do punho são mantidos no lugar por um grande número de músculos, tendões e ligamentos. Há um rico estoque de terminações nervosas nas mãos, o que as torna muito sensíveis.


Princípios da Reflexologia
As Dez ZonasLongitudinais
Segundo a reflexologia, o corpo pode ser dividido em dez zonas longitudinais que percorrem a extensão do corpo, desde a ponta dos dedos do pé até a cabeça e daí até a ponta dos dedos das mãos e vice-versa. Se uma linha imaginária for traçada através do centro do corpo, existirão cinco zonas à direita dessa linha média e cinco zonas à esquerda.
* A zona um vai do dedão do pé até a perna edo centro do corpo até a cabeça e, a seguir, para baixo, até o polegar
* A zona dois vai do segundo dedo do pé até a cabeça e, a seguir, para baixo, até o dedo indicador.
* A zona três estende-se do terceiro dedo do pé até a cabeça e, a seguir, para baixo, até o terceiro dedo da mão e assim por diante.
Todos os órgãos e partes do corpo localizados na mesma zona estão relacionados entre si. Sequalquer parte desta zona for estimulada pela mão, toda a zona ao longo do corpo será afetada.

Zonas Transversas
A reflexologia também divide as mãos (e os pés) em seções transversas ou horizontais.
> A primeira zona transversa a linha do diafragma na mão está localizada logo abaixo da área da polpa sob os dedos. Todos os órgãos acima do diafragma do corpo encontram-se nesta zona.
> A...
tracking img