Redsdsdsdsdsd

1251 palavras 6 páginas
A origem da contabilidade

A história da contabilidade é tão ligada quanto à própria história da civilização. A origem da contabilidade está ligada a necessidade social de proteção a posse de registros do comércio é quando o homem sentiu necessidade de controlar seus bens.
Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos Fenícios. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos já se faziam com escritas, embora rudimentares.
A medida com que o homem começava a possuir maior quantidade de calores mais difícil era a memorização, surgindo então a necessidade de registros. Sendo assim o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. E com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito se o devido registro, afim de que pudesse prestar conta da coisa administrada.
Como o desenvolvimento da contabilidade foi muito lento ao longo dos séculos. Os primeiros registros contábeis apresentados na antiguidade fora a utilização de pedras ou objetos que eram usados para contagem dos bens e a administração no aspectos financeiros quantitativos. A contabilidade praticada pelos homens antigos, já tinham como objetivo o patrimônio, representados pelos rebanhos e outros bens no que se refere à quantidade.
E como na antiguidade o homem não conhecia números, escrita e nem moeda (dinheiro), e exercia atividade de pastoreio. Praticava atos de comércio através de troca de bens e mercadorias. Surgia então a necessidade de organizar seus bens, pois assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando. O homem nem ao menos sabia, mas já praticava a contabilidade, porém de forma rudimentar.

Objetivo da contabilidade
A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de

Relacionados