redox

Páginas: 9 (2042 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2014























Introduҫão
O presente trabalho irá abordar sobre reacҫõs redox, As reações de substituição sempre são reações redox. Reações de combinação e de decomposição nas quais participam elementos livres (substâncias simples) como reagem ou produto, sempre são redox. Reações de dupla substituição nunca são redox. Em toda reação redox existem ao menos umagente oxidante e um redutor. Em terminologia química, diz-se que o redutor se oxida, perde elétrons, e, em conseqüência, seu número de oxidação aumenta, enquanto com o oxidante ocorre o oposto.





































Objectivos:

Gerais:

Identificar alterado os números de oxidação do hidrogênio e do oxigênio em cada um dos membros.Especificos:
Descrever os elementos quimicos;
Conhecer tipos de reacҫõs Redox;
Indicar os Metódo de variaҫão do numero de oxidaҫão.

Justificativa
E muito importante saber as reacҫões redox e tambem o numero de electrões indicado e necessario para garantir a conservaҫão da carga total ao compararem-se reagentes e produtos em cada semi-reacҫõo, conservaҫão essa que deriva da necessidade de se manterconstante o numero total de electrões.


Metodologia
O presente trabalho consiste em um estudo de revisão da literatura sobre a reacҫão Redox baseando-se nos dados de manuais e sites da internet que nos ajudará a compreender melhor sobre tema.







Reacҫão Redox
Reações de oxidação-redução ou simplesmente reações redox são aquelas em que se verifi ca alteração do nox de pelo menosum elemento químico.
Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida
O número do oxidação do hidrogênio passa de 0 para +1, ou seja, o hidrogênio perde elétrons,sofrendo uma oxidação (aumento algébrico do número de oxidação). Diz-seque o hidrogênio é o agente redutor. Simultaneamente, onox do flúor passa de 0para -1, ou seja, ele ganha elétrons, sofrendo uma redução (diminuição algébrica donúmero de oxidação). Diz-se que o flúor é o agente oxidante.

Oxidação e redução

Muitos fenômenos que ocorrem na natureza envolvem transferência de elétrons. Estes fenômenos são chamados de processos de oxidação-redução e ocorrem com a variação do nox de pelo menos um elemento químico.Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e consequente aumento do número de oxidação.

Exemplo: Fe → Fe3+ + 3e–

Redução é o ganho de elétrons por um átomo e consequente diminuição do número de oxidação.

Exemplo: Cl2 + 2e– → 2Cl–

A espécie química reagente que provoca a redução de outra é chamada agente redutor, a qual sofre oxidação.

AGENTE OXIDANTE ⇒ PROVOCA OXIDAÇÃO ⇒ SOFREREDUÇÃO
AGENTE REDUTOR ⇒ PROVOCA REDUÇÃO ⇒ SOFRE OXIDAÇÃO

Tipos de reacҫões redox
Reacҫões entre metais e não metais
Recebem electrões formando iões negativos. Por exemplo:
Fe + S → Fe²⁺ + S²-
As semi-reacҫões são:
Oxidaҫão: Fe → Fe²⁺ + 2e-
Reduҫão: S + 2e- → S²-
Outros exemplo, pode ser:
2 Fe + 3 Cl2 → 2 FeCl3
O metal e oxidado e o não-metal. Os metais perdem com maior facilidade osseus electrões do que os não metais.
Números de oxidação
A quantificação de uma espécie pode ser realizada mediante o número de oxidação da espécie. Durante o processo de oxidação o número de oxidação da espécie que se oxida, aumenta. Por outro lado, durante a redução, o número de oxidação da espécie que se reduz, diminui.
O número de oxidação é um número inteiro que representa o número deelétrons que um átomo põe em jogo quando forma um composto determinado.
O número de oxidação:
Aumenta se o átomo perde elétrons (a espécie que se oxida), ou os compartilha com um átomo que tenha tendência a captá-los.
Diminui quando o átomo ganha elétrons (a espécie que se reduz), ou os compartilha com um átomo que tenha tendência a cedê-los.
É nulo se o elemento é neutro ou está sem combinar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redox
  • REDOX
  • Redox
  • Pratica de redox
  • Sistemas redox
  • REAÇOES REDOX
  • reações redox
  • Reacoes redox

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!