Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Básicos
O ponto chave da tecnologia dominante, no século passado e no início deste, tem sido a aquisição o processamento e a distribuição da informação.
* Instalação de redes telefônicas de alcance mundial.
* Invenção do rádio e televisão.
* Nascimento e o contínuo crescimento da indústria de computadores.
* Lançamento de satélites de comunicação.
Conceituaçãode Sistemas Distribuidos
Um Sistema Distribuido (SD) é uma coleção de elementos de processamento interconectados, tanto logicamente como fisicamente, para execução cooperativa de programas de aplicação com o controle geral dos recursos centralizado.
Palavra chave : Controle dos recursos centralizadoConceito de Redes de Computadores: Definição de A. S. Tanenbaum : Coleção de computadores autônomos porém interconectados.
Sistema Distribuido, segundo A. S. Tanenbaum, é um caso particular de Redes de Computadores em que os múltiplos computadores são transparentes ao usuário.
Distinção funcional entre Sistemas Distribuidos e Redes de Computadores:
Sistema Distribuido
O usuário de umSistema Distribuido (SD) não se dá conta do fato que existem Múltiplos Processadores, para ele existe um sistema e este sistema é como se possuísse um processador virtual único.
Redes de Computadores
Em uma Rede de Computadores o usuário deverá explicitamente deslocar arquivos, e
em geral manusear e gerenciar pessoalmente a Rede. (O usuário necessita pedir a conexão com outro hospedeiro euma vez conectado explicitar o que quer). A principal distinção entre Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos é mais em nível de software do que propriamente em nível de hardware.
Redes de Computadores
A forma mais simples para comunicação entre computadores é interligar duas máquinas diretamente através de algum meio de transmissão ponto-a-ponto (por exemplo, um cabo). Entretantoessa é uma situação que apresenta alguns problemas, tais como :
* Se os dois computadores estiverem muito longe um do outro, fica caro dedicar uma linha de comunicação apenas para os dois;
* Se existirem vários computadores que desejam comunicar com vários outros em momentos diversos, seria necessário estabelecer uma ligação física para cadapar de máquinas, o que é inviável exceto para o caso de uma quantidade muito pequena de equipamentos.
A solução para estes problemas é conectar cada computador à uma rede de comunicação. Uma rede é nada mais que um conjunto de ligações ponto-a-ponto (os enlaces) interconectadas. Os objetivos da utilização das Redes de Computadores são:
1. Fazer todos osprogramas, dados e outros recursos disponíveis a todos, sem se considerar a localização física do recurso e do usuário.
2. Barateamento de processamento. Até 1970, computadores eram muito caros se comparados aos custos de comunicação. Atualmente, a situação se inverte: é mais barato colocar vários computadores para análise local de dados com transmissão eventual destes dados.
3.Fornecer um meio de comunicação eficiente entre pessoas trabalhando distantes umas das outras.
Elementos Estruturais Básicos de uma Rede:
1. Hospedeiro ou Estação (host)
2. Rede de Comunicação composto de : troncos ou canais, nós de acesso e nós de comutação.
3. Protocolos

Legenda: H : Estação ou Hospedeiro (host)
NA : Nó de acessoNC : Nó de Comutação
WAN x LAN
Existem diferentes tipos de redes de comunicação digital e um dos critérios usados para classificação é a máxima distância entre os vários nós da rede. Este parâmetro afeta a tecnologia a ser utilizada na rede, a arquitetura da mesma e as suas possíveis aplicações. Observe na tabela abaixo os diferentes tipos de redes:
Distância |...
tracking img