Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA GE/Nº 03
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Prof.: Gentil Eduardo Cardoso de Oliveira

DESENVOLVIMENTO MOTOR INICIAL
(Desenvolvimento de Habilidades Motoras ao Longo da Vida)

OBJETIVOS: conhecer e descreve diferentes tipos de movimentos que ocorrem na infância; listar os reflexos do bebê e suas reações posturais; explicar a relação entre os movimentos iniciais eposteriores do bebê; descrever os marcos referentes motores; reconhecer e examinar o desenvolvimento postural e o equilíbrio em bebês.
Os movimentos dos recém-nascidos se classificam em duas categoriais gerais que são:
01 - Movimentos Espontâneos do bebê: são movimentos do bebê que ocorrem sem qualquer estimulação aparente. Em termos de desenvolvimento motor inicial, a maioria dos bebêsrecém-nascidos apresenta movimentos espontâneos e desconexos como: chutar com um ou dois pés alternadamente em supino (para cima); movimentos espontâneos dos braços, etc. Conforme os bebês se aproximam da idade de caminhar, começam a atingir marcos referenciais motores. Esse movimentos amplos e inespecíficos, se tornam aos poucos movimentos mais complexos e sofisticados no decurso da primeira infância.* - Movimentos Reflexos do bebê: são movimentos involuntários e estereotipados
(fixos, que não variam, sempre iguais) que respondem a um estimulo específico. São movimentos feitos automaticamente e sem pensamentos conscientes, como por exemplo, o reflexo palmar, pegar um objeto e levá-lo a boca.

DESENVOLVIMENTOS DA LOCOMOÇÃO HUMANA

Objetivos: definir conceito de locomoção humana;descrever os diferente tipos de locomoção humana; compreender os padrões específicos de locomoção e suas restrições.
LOCOMOÇÃO: é o ato de se mover, ou a capacidade de se locomover de um local a outro que envolvem todos os nossos sistemas que interagem entre si.
A criança que rasteja e engatinha – os primeiros tipos de locomoção de uma criança são normalmente o engatinhar (mover-se sobre mãos ejoelhos) e o rastejar (mover-se sobre as mãos e o abdome, tipo rastejo militar em combate).
O caminhar – (conceito Gentil: é a relação de alternância entre uma perna e outra que caracteriza o comportamento motor de um indivíduo durante sua locomoção). Após tornar-se um caminhante bípede, o indivíduo não mudará muito sua técnica de caminhar ao longo da vida, salvo exceção se o mesmo sofrerrestrições ou limitações por fatores endógenos ou exógenos.
Os primeiros passos do bebê: Desde seu nascimento até por volta dos 7 meses de idade, um bebê sofre certas restrições – endógenas – como a falta de uma estrutura óssea consolidada, não suportar a próprio peso, coordenação motora, lateralidade e equilíbrio indefinidos e imaturos, dentre outras, que limitam e impedem a sua locomoção eficiente. Porvolta dos 8 meses em diante, a criança sai do engatinhar para o equilíbrio vertical se apoiando nos objetos e móveis de casa e daí pra frente, passa a dar os primeiros passos sem apoio algum, sendo que em muitas vezes cai sentado. Aos poucos, com seu equilíbrio já definido, sua estrutura óssea que também se consolida, melhoria em sua coordenação, seu comportamento motor voltado caminhada começatimidamente ser definida até se locomover como um bípede.
O CORRER AO LONGO DA VIDA
Correr: é uma habilidade motora mais avançada do que caminhar, mas os dois padrões motores tem muitas características em comum em se tratando do movimento alternado em si dos membros braços e pernas. Porem, o caminhar tem um período de duplo apoio em que ambos os pés tocam no chão. Isso não ocorrem no correrque sua fase aérea quando nenhum dos pés tocam o chão.
Características do correr inicial. Em geral as crianças começam a correr assim que se adaptam e sentem confiança plena no ato de andar. Na verdade o que podemos considerar correr nas criança que acabou de aprender a andar, é apenas um caminhar rápido e meio desengonçado que se assemelha a uma corrida e não uma corrida propriamente dita....
tracking img