Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Existem diversas técnicas para separar os componentes de uma mistura.
Às vezes a separação é fácil, principalmente com misturas heterogêneas, em que os componentes são visíveis a olho nu. Nas misturas homogêneas, o processo é mais difícil.
Separação de misturas
Em química, separações de misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos doisou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entreoutros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea e heterogênea.
Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separaros componentes de uma mistura.
Métodos de separação de misturas
Peneiração
A peneiração é um método utilizado para separar as misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido ou sólido-liquido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem mais outros maiores não.
Levigação
Levigação é um método deseparação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias.
UmExemplo: ouro com terra ou areia,e a água e o sal.
Centrifugação
Consiste em aumentar a solubilidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador (que faz com que a mistura contida no tubo decante seja mais rápida). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muitodensa. Assim a substância fica retida na parede onde após é extraída e serve para separar materiais de densidades diferentes.
Decantação
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. É utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar).Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em um recipiente de preferência fechado (no caso de substâncias como gás e vapor e de acordo o interesse do produto da separação, obrigatoriamente fechado) e espera-se a sedimentação do componente mais denso.
Dissolução fracionadaDissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente; como exemplo, água com areia e sal.
Evaporação
A evaporação é um fenômeno no qual os átomos ou moléculas noestado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.
O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas...
tracking img