Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
3º PERÍODO

REDES SOCIAIS

Trabalho da matéria Gestão de Pessoas, módulo 3 do curso de Gestão em Recursos Humanos, do Centro Universitário UNATEC – Barreiro

Orientador: Prof. Paulo Godinho

Nome dos alunos:
Juliana Madureira Macedo Vieira
Patrícia de Jesus Luiz

BeloHorizonte - MG
3° semestre/2011

1 - INTRODUÇÃO


Nos últimos anos, as organizações passaram por impactantes transformações que causaram notáveis mudanças em sua estrutura.
Tais mudanças em um âmbito multidimensional influenciadas por avanços tecnológicos, crescimento econômico, comportamento pessoal, e vários outros motivos que contribuem de forma favorável para o desenvolvimento e desempenhodestas organizações. Não se pode deixar de notar o impacto vivido pelo setor de Recursos Humanos na era da informação.
As redes sociais vêm sendo freqüentemente usadas por empresas como um nicho de mercado para os profissionais da chamada geração Y. Passando a ter uma conotação diferente para a área de recursos humanos, conforme interpreta Lucas Toyama em seu blog ao dizer que “nos últimos anos,elas deram um salto de status nas empresas e deixaram de ser vistas como meros mecanismos de distração durante o expediente para se tornar poderosas ferramentas de contato.”
De acordo com a Wikipédia a geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet, é a geração dos nascidos após 1980 que se desenvolveram numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Etem usado com destreza destes mecanismos de divulgação rápida de informações, para diversas finalidades. É fato que o mercado é mesclado de profissionais das diversas gerações, mas estudos apontam que a geração mais adepta da era da informática é a geração Y.
Patrícia Bispo ao postar no Portal Rh, seu comentário, debaixo do tema: “Qual o valor das redes sociais para o RH?” traduz a importância datendência tecnológica, como estimulo ao profissionais de Rh na realidade corporativa:
A Tecnologia da Informação já comprovou que veio para ficar e atender aos mais variados segmentos profissionais. Como a tendência não poderia ser diferente, os profissionais que atuam na área de RH viram-se estimulados a acompanhar as tendências do mercado. (BISPO, 19 de abril de 2011).

Logo, fica a critériodas empresas adequar-se, ao novo e moderno cenário, ou manter-se de fora, alheio aos benefícios quanto ao custo e tempo poupado, destas inovações.

2 – AS REDES SOCIAIS


Uma boa definição de redes sociais também pode ser encontrada na ultima atualização da Wikipédia, em 18 de abril de 2011 onde se lê: “Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadaspor um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.”
È possível citar como exemplos mais conhecidos de redes sociais: Orkut, Twitter, Facebook, blogs, Plaxo, LinkedIn, MSN, Twitte, portais colaborativos. Alguns de caráter pessoal e outros de caráter profissional, mas ambos possíveis de serem usados como ferramentas de Rh, desde que com as devidas moderações éticas.
Ocomentário de Ethevaldo Siqueira, da CBN, no CONARH 2010 (Congresso Nacional de Gestão de Pessoas), ao ser postado por Anna Carolina Oliveira em seu blog, aponta três questões delicadas relativas às redes sociais, que são: “produtividade, conduta e novas ferramentas que passam a turbinar as antigas usadas pelo RH.”
Tais questões podem tornar-se problemáticas de acordo com a atuação dos gestoresdas empresas, e de acordo com o patamar de adequação da estrutura organizacional interna à nova realidade.
Fato que é confirmado pelos comentários do gerente Executivo da Cobra Tecnologia, Luiz Fuzaro, e no portal do servidos do site do senado ao dizer “o problema é que muitas empresas não têm uma cultura de internet que acompanhe o movimento”. O que pode acarretar num uso inadequado das redes...
tracking img