A importancia do planejamento para o sucesso organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Eliete Stein
Prof.: Jean Martins de Souto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Gestão de Empresa - (EMD 0381) Técnicas de Gestão.
22/11/06

RESUMO

No atual cenário macro econômico, a informação tornou-se foco das atenções. O propósito deste trabalho é fazer uma apresentação descritiva dos fatores quepossibilitam desenvolver a inteligência no âmbito das organizações. Inicialmente aborda-se a questão da gestão do conhecimento, onde são definidos os conhecimentos tácitos, explícitos e culturais. São discutidos, também, aspectos relativos às atividades que buscam desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização consecução de seus objetivos. Assim, oconhecimento organizacional deve ser canalizado para potencializar o aprendizado da organização onde a teoria de ação mostra interações de primeira e segunda ordem. Na conceituação de monitoração ambiental, foram incluídos a definição, os modos e alguns princípios de boas práticas. Finalmente, no último item, são feitas algumas considerações sobre inteligência organizacional.

Palavras Chave: Monitoraçãoambiental; Gestão do Conhecimento; Inteligência Organizacional.

1 INTRODUÇÃO

As mudanças que vem ocorrendo devem ser tão profundas de modo a afetar estruturas da sociedade. As antigas verdades passam a não ser mais fidedignas. O mundo que nos era familiar parece cada vez mais misterioso. Entretanto, ele esta cheio de incontáveis oportunidades para aqueles que compreendem as dificuldades deaprender as novas maneiras de pensar de uma era de mudanças que já surgiu.

Inicialmente, aborda-se a questão da gestão do conhecimento, onde são definidos os conhecimentos tácitos, explícitos e culturais. Além disso, são discutidos aspectos relativos às atividades que buscam desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização na consecução de seusobjetivos.

Em um mundo globalizado onde as características são os fatores de mudança e a concorrência feroz, o planejamento está se tornando indispensável para o sucesso organizacional.

Este trabalho objetiva ressaltar a importância da informação para as organizações no atual ambiente de negócios, discutir as diferenças conceituais entre os diversos termos encontrados na literatura para designar asatividades de busca, obtenção e disseminação de informações.

2 A GESTÃO DO CONHECIMENTO

2.1 TIPOS DE CONHECIMENTO

Inicialmente, é preciso definir os dois tipos de conhecimento que podem ser identificados em uma organização: o formal ou tácito e o informal.

2.1.1 O Conhecimento Formal

É aquele que esta materializado nos livros, manuais, documentos, periódicos, base de dados,repositórios, etc. Por ser um produto concreto, ele normalmente é captado pelas organizações.

2.1.2 O Conhecimento Informal

É aquele gerado e utilizado no processo de produção de conhecimento formal, constituindo-se de idéias, fatos, suposições, decisões, questões, conjecturas, experiências e pontos de vista. Por conter a inteligência do conhecimento formal, ele é um ativo patrimonial de imensovalor, apesar de se perder ao longo do tempo por falta de mecanismo para que seja coletado, estruturado, compartilhado e reutilizado. Portanto, gerenciar o conhecimento informal em uma organização é o grande desafio a ser vencido.

3 CONHECIMENTO E GESTÃO

Embora seja utilizada a expressão criação do conhecimento organizacional, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma, sem ainiciativa do individuo e a interação que ocorre dentro do grupo. O conhecimento pode ser ampliado ou cristalizado em nível de grupo, através de discussões, compartilhamento de experiências e observação.

A explicação sobre a criação do novo conhecimento resume-se à conversão do conhecimento tácito em conhecimento explicito. Ter uma idéia ou palpite altamente pessoal tem pouco valor para a...
tracking img