Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES SOCIAIS

1 - Conceito

As redes sociais são classificadas como agrupamentos, comunidades ou a reunião de indivíduos com interesses, gostos, valores e preferências em comum, tendo como base a troca e o compartilhamento de informações. O conceito não é novo. Porém, com o advento da Internet e a evolução de suas aplicações, as redes sociais receberam um forte impulso para se propagarem ehoje abrigam uma diversidade de temas e utilizações, dinamizando e potencializando a interação entre seus integrantes, seja qual for a distância física, social e temporal entre eles. A partir dessa nova realidade e desse intercâmbio, vozes que antes estavam isoladas ganham força e podem ser o motor de mudanças profundas em muitos segmentos. É o caso específico de comunidades virtuais de clientes deuma determinada empresa que em sua atuação podem trazer sérios danos à imagem dessa organização. A tão falada comunicação boca-a-boca e o marketing pessoal/empresarial se fortalecem nesse cenário. A internet, dada a sua vocação de integrar as pessoas, permite muitas vezes que se tenha uma comunicação direta não apenas entre indivíduos, mas também entre empresas e seus clientes, dispensando anecessidade de um agente intermediário – a imprensa e a propaganda, por exemplo – para estabelecer esse contato. Como resultado desse processo, temos o início de uma nova forma de relacionamento entre indivíduos e, desses, com as organizações. O potencial dessas ferramentas é algo que ainda está sendo testado, mas já é certo que a comunicação, depois da explosão das redes sociais, nunca mais será amesma.

2- A evolução das redes sociais

Podemos traçar uma linha evolutiva do conceito a partir das tecnologias e elementos ligados às Intranets corporativas, passando pelas Extranets e portais de colaboração com os clientes. Essas aplicações e sistemas propiciaram o surgimento de ferramentas interativas que hoje são a base das redes sociais.

3 - Mídias sociais pelo mundo

As redes sociaisavançam em todo o mundo, focando diferentes segmentos, utilizações e públicos. Em virtude do alto índice de usuários que adotam essas mídias a cada dia e do crescente interesse das corporações por esse universo, é importante destacar algumas das principais iniciativas nesse campo disponíveis atualmente na internet. Lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook é considerado hoje uma dasprincipais redes sociais do mundo, contando com aproximadamente 665 milhões de usuários (abril de 2011). Inicialmente destinado aos estudantes de Harvard, o website de relacionamentos foi progressivamente ampliando sua base de participantes para outras universidades e abriu definitivamente suas portas para outros usuários em 2006. Entre os diversos recursos disponíveis no Facebook, é possível participarde diferentes grupos, criar redes próprias, manter a privacidade de perfil, compartilhar fotos, vídeos e mensagens, postar anúncios e classificados, etc. Também criado em 2004, por Orkut Büyükkokten, funcionário do Google, o Orkut é outra rede bastante popular, especialmente no Brasil, que responde por cerca de 50% dos usuários cadastrados nessa comunidade online (dados atuais apontam uma grandetendência de migração do Orkut para o Facebook no Brasil; hoje são 31,2 milhões de usuários do Orkut contra 16 milhões de usuários no Facebook). Com recursos semelhantes aos do Facebook, o Orkut permite que os usuários participem de comunidades com interesses específicos, localizem pessoas com preferências em comum, postem vídeos e fotos e interajam com outras pessoas cadastradas no website.Apontada como a rede social de grande crescimento na atualidade, o Twitter é na verdade um microblog onde os usuários mantêm perfis e postam textos de até 140 caracteres, os chamados tweeds. Criado em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter também traz a possibilidade dos usuários seguirem as atualizações de outros participantes em tempo real.

4 - Como as empresas estão lidando com os usuários das...
tracking img