Redes sociais como vantagem competitiva no âmbito político: case barack obama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes Sociais como vantagem competitiva no Âmbito Político: Case Barack Obama









1. INTRODUÇÃO

O significado de empreendedorismo é deveras subjetivo, isso ocorre devido à diferentes concepções ainda não consolidadas no tocante do tema ou mesmo por se tratar de uma novidade, com uma considerável ênfase no Brasil, salvo que este tema se tornou popular na década de 90.Desde então, tornou-se perceptível a importância de descobrir novas formas acerca deste assunto. Segundo Robert Hirsch, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes, recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Nas redes sociaistudo abrange reconhecer, envolver, reunir, analisar, compartilhar e recomendar significados, produtos e experiências.  Tais redes propagam uma nova forma de lidar perante a publicidade. Consiste nos usuários prepararem um portfólio online a partir das suas informações abrangentes, e formam sua marca pessoal, de modo relativamente rápido e fácil de alcançar gradativo reconhecimento de mercado. Asmarcas ficarão de olho em oportunidades e ferramentas que auxiliem o engajamento e compartilhamento online de seus produtos, serviços e experiências.
Redes sociais, tais como o Twitter, Orkut e Facebook merecem nossa ressalva. São ferramentas cada vez mais populares na internet e um fenômeno valioso, na qual não se passa despercebido pelos âmbitos empresariais, econômicos e políticos. Elasestão no cotidiano das pessoas. Por estas serem ferramentas de exposição, de maneira excêntrica da imagem na sociedade, acabam sendo vistas como fonte espelho de informações pessoais, interesses, gostos e desejos. Essa variedade de informações se bem geridas são uma arma para empresas, acionistas e políticos.
Pensando nisso, resolvemos realizar um ensaio sobre a vantagem competitiva das mídiassociais no âmbito político. A grande questão paira sobre se é possível mesmo que as redes sociais não sejam apenas uma vantagem competitiva e sim a ferramenta principal que faça com que um candidato se eleja dentre outros e num âmbito político muito forte e competitivo, como o dos Estados Unidos.

































2. REDES
As redes,basicamente descritas como conjuntos de itens conectados entre si, são observadas em inúmeras situações, desde o nível subatômico até as mais complicadas estruturas sociais ou materiais concebidas pela humanidade.


2.1 REDE COMPLEXA

Uma rede complexa é definida como aquela cuja estrutura não segue um padrão regular. Sâo Sistemas compostos por muitas unidades semelhantes que interagem entresi são muito comuns, e, em geral, a rede de interacções não é nem completamente aleatória nem completamente regular. Por isso, encontramos redes complexas nos mais diversos contextos, desde as redes de comunicações e de distribuição de electricidade às redes formadas pelas palavras em estudos linguísticos de associação, a redes sociais como a rede de co-autoria de artigos científicos, a redesbiológicas como a rede metabólica na célula ou a rede formada pelos neurónios no cérebro humano, e muitos outros exemplos.
No entanto, há dificuldade em se encontrar na literatura uma conceituação clara e universalmente aceita de padrão regular
aplicável a este contexto.

Os três principais modelos de redes complexas são: redes aleatórias, redes pequeno-mundo e redes livres de escala.
•Rede Aleatória
Proposto por Erdös e Rény, esse é o modelo mais simples que uma rede complexa pode assumir. Dado um número N de nós, estabelece-se conexão entre nós com uma probabilidade p, ou seja, suponha que cada possível conexão entre quaisquer pares de nós na rede possuam uma probabilidade de conexão q, então, apenas as conexões com probabilidade menor ou igual a p, serão de fato...
tracking img