Redes plc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes PLC: uma análise dos motivos da não implantação desta tecnologia em escala comercial no estado de Minas Gerais

COSTA, André Filipe (1); SOUZA, Douglas Silva (1); VIANA, Bruna Jovita (1); SANTOS, Carlos José Giudice dos (2). (1) Formandos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (JUL./2012). (2) Orientador da pesquisa e professordo Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (JUL./2012).

Resumo
O desenvolvimento das tecnologias para meio de transmissão de dados vem trazendo diversos benefícios para a sociedade. Entre essas tecnologias, a Power Line Communication (PLC) destacou-se como um meio de comunicação viável para o uso, se comparado à tecnologia Hybrid FiberCoax (HFC) devido aos fatores abordados nessa pesquisa. Este estudo tentou identificar os motivos que não viabilizaram a implantação da PLC em larga escala como alternativa de transmissão de dados no estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada na pesquisa foi explicativa em relação aos objetivos. A coleta e análise de dados se baseou em pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam comopossíveis causas interferências climáticas, vandalismo, idade da rede, entre outros. Palavras-chave: PLC (Power Line Communication); HFC (Hybrid Fiber Coax); Redes Elétricas Inteligentes.

1 Introdução
A Internet teve seu inicio a partir do desenvolvimento da Agencia de Projetos de Pesquisa Avançada (Advanced Research Projects Agency - ARPA), do Departamento de Defesa dos EUA e hoje é um sistema decomunicação que atua em todo o mundo. Segundo Comer (2007, p. 38) “a Internet cresceu de um protótipo de pesquisa para um sistema global de comunicação que alcança o mundo todo”. Com o passar dos anos foram desenvolvidos diversas tecnologias, como a Assymmetric Digital Subscriber Line (ADSL), a Hybrid Fiber Coax (HFC), a Fiber to the Curb (FTTC), transmissão via satélite, rádio, Wireless etransmissão através da rede elétrica. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento das tecnologias digitais têm trazido inúmeros benefícios e comodidade à nossa sociedade. Os benefícios são

2

incontestáveis e se traduzem em toda essa integração que temos hoje na chamada sociedade da informação (CASTELLS, 1999). Neste contexto, as redes de energia elétrica se apresentam como uma alternativa de acesso àinformação, beneficiando a todos os envolvidos neste processo por meio da tecnologia Power Line Communication (PLC). O conhecimento a respeito de novos métodos e técnicas que permitam a construção e o aperfeiçoamento das tecnologias da informação tem sido um requisito cada vez mais importante para o técnico em redes, sendo esta uma das principais justificativas deste trabalho. Geralmente, aqui noBrasil, uma das tecnologias mais utilizadas para acesso à Internet é a Hybrid Fiber Coax (HFC). Neste estudo buscamos identificar os motivos que não viabilizaram a implantação da tecnologia PLC sobre a rede elétrica já existente. O objetivo geral da pesquisa foi o de identificar os fatores da não implantação da tecnologia PLC em larga escala no estado de Minas Gerais, uma vez que, teoricamente, éuma solução viável posto que a rede de distribuição do sinal está pronta. Escolhemos o estado de Minas Gerais para realizar a pesquisa por ser tratado e observado como um retrato do Brasil. Minas Gerais possui uma população de aproximadamente 20 milhões e dimensões de 586.520,368 km² (IBGE, 2010), comparáveis a um país como a França, com 547.660,0 km² (The World Bank, 2012). O estado conquista aposição de Segundo PIB do Brasil e regiões desenvolvidas no centro, sul e sudeste do estado, e subdesenvolvidas no norte e nordeste. Outros motivos pelo qual escolhemos o estado de Minas Gerais é que o mesmo possui o maior numero de municípios, com 853 (IBGE, 2010) e 774 destes são atendidos por rede elétrica (CEMIG, 2012).

2 Metodologia da pesquisa
Em relação aos objetivos, esta pesquisa...
tracking img