Redes moveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Wireless
A tecnologia wireless (sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos
Publicado em: 20 de março de 2008 | Canal: Redes | Autor: Redação Oficina da Net
A tecnologia wireless (sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos - seja ele telefônico, coaxial ou ótico - por meio de equipamentos queusam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.
Wireless é uma tecnologia capaz de unir terminais eletrônicos, geralmente computadores, entre si devido às ondas de rádio ou infravermelho, sem necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles. O uso da tecnologia wireless vai desde transceptores de rádio comowalkie-talkies até satélites artificais no espaço.
Seu uso mais comum é em redes de computadores, onde a grande maioria dos usuários utiliza-se da mesma para navegar pela Internet no escritório, em um bar, um aeroporto, um parque, em casa, etc. Uma rede de computadores sem fios são redes que utilizam ondas eletromagnéticas ao invés de cabos, tendo sua classificação baseada na área de abrangênciadelas: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/830/definicao_de_wireless

Redes híbridas: wired X wireless
A principal vantagem de uma rede com fio é a velocidade. Os chamados cabos de "Fast Ethernet" conseguem enviar dados a 100Mbps enquantoque a maioria das redes Wi-Fi atingem o máximo de 54Mpbs. [fonte: About.com (em inglês)]. Então se você deseja configurar um encontro de jogo em uma LAN ou compartilhar arquivos pesados em um ambiente de escritório, é melhor optar pelas conexões wired para uma maior velocidade. Entretanto, tome nota que o padrão 802.11n Wi-Fi que está para chegar afirma conseguir atingir velocidades de 150 a300Mbps. [fonte: Network World (em inglês)].
Fotógrafo: Patrick Hermans/ Agência: Dreamstime
Para conseguir o máximo de velocidade em encontros de LAN, é melhor usar uma conexão wired
A principal vantagem de uma rede sem fio é a mobilidade e a flexibilidade. Você pode estar em qualquer lugar do escritório e acessar a Internet e quaisquer arquivos da LAN. Você também pode utilizar uma gama maior dedispositivos para acessar a rede, como handhelds e PDAs equipados com a tecnologia Wi-Fi.
Outra vantagem das redes sem fio é que elas são comparativamente mais baratas de configurar, especialmente em um escritório grande ou em um ambiente de universidade. Cabos de Ethernet e roteadores são caros. Assim como furar paredes e passar cabos pelo teto. Alguns pontos de acesso wireless bem posicionados,ou ainda melhor, uma rede wireless trançada, pode alcançar muito mais dispositivos gastando menos dinheiro.
Além disso, ambas as redes wired ou wireless são igualmente fáceis (ou difíceis) de configurar. Tudo depende do tamanho da organização e da complexidade. Para uma rede em um escritório pequeno ou uma rede doméstica, os sistemas operacionais mais populares, como Windows XP, Vista e Mac OS 10,podem guiá-lo no processo com um assistente de conexão de rede. Instalar e administrar uma rede organizacional ou de um grande escritório é igualmente complicado seja ela wired ou wireless. Porém, com as conexões wireless, você não precisa sair verificando as conexões físicas de Ethernet.
Quanto à segurança, a conexão wired é geralmente tida como mais segura, uma vez que alguém teria que invadirfisicamente sua rede. Com a conexão wireless, sempre existe a chance de um hacker usar um software sniffer de pacote para vasculhar a informação que trafega através da rede sem fio. Mas novos padrões de encriptação sem fio como o WEP (Wired Equivalent Privacy) e o WPA (Wi-Fi Protected Access) embutidos na maioria dos roteadores Wi-Fi, as redes wireless estão quase tão seguras quanto as redes...
tracking img