Planejamento ambiental de bom sucesso mg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL




EDILSON NEVES CASTANHEIRA JUNIOR











Bom Sucesso MG
2012




Edilson Neves Castanheira Júnior








PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR
PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE BOM SUCESSO MG.







Trabalho apresentado ao CursoSuperior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para o trabalho de Portifólio Multidiciplinar.


Profa. Kenia Zanetti
Profa. Cristina C. Krawulski
Prof. Ewerton de Oliveira Pires
Prof. Willian Luiz da Cunha

















BomSucesso Mg.
2012

Introdução







Trata-se de trabalho realizado sob forma de pesquisa sobre o muncípio de Bom Sucesso Mg. Onde buscamos conhecer as ações deste município em relação ao meio ambiente.
Bom Sucesso está localizado a latitude 21º01’58” sul e longitude 44º45’28”oeste, estando a uma altitude de 952 metros. A população bom-sucessence, de acordo com o senso de 2010, é de 17.224 habitantes.
Possui uma área de 708,17 Km² e está a 18 km da Rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo e também uma ferrovia que liga várias cidades como Belo Horizonte a Cruzeiro no estado de São Paulo e á cidadede São Paulo, é um ramal ferroviário ligado à principal malha de estrada de ferro do Brasil.
Tem Clima ameno, porém muito frio no inverno, sua atividade principal é a agropecuaria, leite e café.











Planejamento urbano do município de Bom Sucesso Mg.


Nos ultimos anos acentuou-se as preocupações em relação ao meioambiente, sendo esta matéria motivo de atenção por todas as camadas dos poderes de todos os países após o agravamento da crise ambiental que chama a atenção para a extração indiscriminada de recursos naturais, sendo estes em sua maioria finitos, o crescimento da população mundial e a produção de resíduos.
Tal crise exige mudança de postura de todos os individuos do planeta, sendo necessário atitudespor parte do poder publico a começar pelos municípios. Como previsto na lei 6.938/81 , onde foi dedicado um capítulo ao meio ambiente, (capítulo VI – do Meio Ambiente, Artigo 225):


“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever dedefendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”



Bom Sucesso, possui secretaria do meio ambiente e esta é amparada pelo codema criado pela lei municipal nº 2384/97 de 02 de setembro de 1997, é um orgão colegiado que assessora o poder executivo municipal e deliberativo no ambito de sua competencia sobre questões ambientais proposta nesta e demais leis correlatas do municipio. Éatuante pois propoem diretrizes para a politica municipal do meio ambiente, normas tecnicas e legais, procedimentos e ações, visando a defesa, conservação, recuperação e melhoria da qualidade ambiental do muncipio, exerce fiscalização de observancia das normas contidas na lei organica municipal criada atravez da constituição municipal de 17 de agosto de 1990, atua como conscientizador da populaçãoatravez da educação formal e informal dentre outras apitidões.



Plano diretor


De acordo com a lei municipal nº 2530/99, de 17 de agosto de 1999 em seu capítulo III artigo 5º inciso II que trata da Zona de Proteção Ambiental: a zona correspondente às áreas não passíveis de parcelamento e ocupação que apresentem pelo menos uma das seguintes características, isoladas ou conjuntamente:...
tracking img