Redes mesh utilizando rede sem fio do tipo zig-bee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes Mesh Utilizando Rede sem fio do Tipo Zig-Bee
REDES SEM FIO
Lucas Darré Ribeiro¹; Felipe Kadamani² & Vinícius Pulita³

Alunos do curso de graduação do IBTA
¹IBTA, São Paulo, lucas.byte@yahoo.com.br
²IBTA, São Paulo, felipesineme@hotmail.com
³IBTA, São Paulo, vpulita@gmail.com

Resumo -. Este artigo se refere à pesquisa sobre o padrão de redes sem fio IEEE (Institute of Electricaland Electronics Engineers) 802.15.4, homologado comercialmente em maio de 2003 com o nome de ZigBee por uma aliança de empresas de diferentes segmentos denominada ZigBee Alliance, basicamente é um sistema de redes sem fio para transmissão e recepção de dados de curto alcance e baixa latência. É considerado uma tecnologia de rede WPAN (Wireless Personal Área Network), assim como o Bluetooth, porémfoi desenvolvido principalmente para atuar em projetos de sensoriamento e monitoramento em automação industrial possibilitando o controle remoto de equipamentos domésticos e periféricos semelhantes, eliminando os cabos e tornando mais prática a operação deles pelos usuários.

Abstract -. This article refers to research on the standard wireless IEEE (Institute of Electrical and ElectronicsEngineers) 802.15.4, commercially approved in May 2003 under the name of ZigBee by an alliance of companies in different segments called ZigBee Alliance. Is basically a system of wireless networks transmission and reception of data from short-range and low latency. It is considered a network technology WPAN (Wireless Personal Area Network) and Bluetooth, for example, but is designed primarily for work onprojects sensing and monitoring in industrial automation enables remote control of household appliances and similar devices, eliminating the cables, making it more practical to their operation by users.

(Palavras-chave: Tecnologia, Redes sem fio, Mesh, 802.15.4, ZigBee)

Introdução

As tecnologias de redes sem fio cada vez mais oferecem para o mercado recursos amplos que possibilitamdiferentes formas de comunicação. Hoje ainda há poucos padrões de redes sem fio para aplicações em redes locais que utilizam sensores e outros dispositivos semelhantes, sendo em grande maioria projetos proprietários desenvolvidos de maneira customizada e específica, um exemplo são as redes de automação industrial, onde seu sistema não necessita de uma largura de banda elevada para realizar determinadatarefa, mas sim de uma latência baixa e pouco consumo de energia. É onde atua o padrão IEEE 802.15.4 homologado comercialmente com o nome de ZigBee pela ZigBee Alliance, aliança formada por mais de 300 empresas (ex: Motorola, Philips, Samsung, Cisco, LG, NEC e outras). O tema deste artigo é descrever a rede Mesh e o principal funcionamento do ZigBee dentro deste conceito, mostrar seus aspectostécnicos, bem como os produtos disponibilizados e a utilização da tecnologia.

Histórico do desenvolvimento das redes Mesh

Há diversas maneiras de se interconectar equipamentos em rede, dependendo da finalidade e da utilização do ambiente, das tecnologias envolvidas. Para tais modos de se conectar os computadores e dispositivos em rede, dá-se o nome de topologia.
No início dasredes corporativas, os equipamentos se interligavam através de cabos coaxiais, usando a topologia barramento. Este tipo de topologia é muito instável, qualquer problema num ponto da rede rapidamente afetava a rede toda, interrompendo seu funcionamento.

[pic]
Figura 1. Topologia em Barramento.

Há também as redes de topologia em anel, onde cada máquina se liga com a sua vizinha, que porsua vez se liga com a outra até se fechar um círculo. Este tipo de rede foi muito usado pela IBM, porém hoje já não é mais utilizada. A clara desvantagem é que se um ponto do anel romper, a rede toda para.

[pic]
Figura 2. Topologia em Anel.

Com o avanço da tecnologia, as redes rapidamente ganharam uma nova configuração, mais confiável, onde um concentrador central, conhecidos...
tracking img