Redes em chip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Alunos: Thiago Ferreira e Hugo Leonardo Professor(a): Thatiana NavarroRedes em Chip

Redes em Chip
Os futuros sistemas integrados exigirão arquiteturas de comunicação que ofereçam baixo consumo de energia, paralelismo em comunicação e sejam escaláveis e reutilizáveis.As arquiteturas de comunicação utilizadas nos sistemas integrados atuais não atenderão a todos esses requisitos simultaneamente, sendo que as redes em chip emergem como a melhor alternativa paraatendelos.

Redes em Chip
Uma rede em chip pode ser definida como um conjunto de roteadores e canais ponto-a-ponto que interconectam os núcleos de um sistema integrado de modo a suportar a comunicaçãoentre esses núcleos. Tipicamente, o modelo de comunicação utilizado é o da troca de mensagens, sendo que a comunicação entre núcleos é feita através do envio e recebimento de mensagens de requisiçãoe de resposta.

• Cada mensagem é constituída por: cabeçalho, o qual sinaliza o início da mensagem e inclui informações necessárias à sua transferência pela rede; carga útil, a qual inclui oconteúdo da mensagem e terminador, o qual sinaliza o final da mensagem e pode ser até a última palavra da carga útil, desde que haja um bit especial ativado apenas no final das mensagens.

Assim como umarede de interconexão para computadores paralelos, uma rede em chip é caracterizada pela sua topologia e pelos mecanismos de comunicação utilizados. A topologia consiste na organização da rede sob aforma de um grafo, no qual os roteadores são os vértices do grafo e os canais são os arcos, como foi mostrado acima na figura. O funcionamento da interconexão: − Controle de fluxo: lida com a alocaçãodos recursos (buffers e canais) necessários para uma mensagem avançar pela rede, realizando a regulação de tráfego nos canais; − Roteamento: Define o caminho a ser utilizado por uma mensagem para...
tracking img