Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Nas páginas a seguir, trataremos de duas tecnologias que, embora tenham seus conceitos já maduros e bem fundados, seu uso é limitado a pequenas parcelas do mercado. A RDIF (Radio-Frequency Identification / Identificação por radiofrequência) e a BPL (Broadband over Power Lines - Transmissão de dados via rede elétrica) vêm encontrando sua aplicabilidade gradativamente e ainda têmum longo caminho a percorrer.
Detalharemos suas características e seu uso, bem como os desafios que cada uma encontrará nessa jornada de desenvolvimento.

























2. HISTÓRIA DO RFID

A origem da tecnologia RFID remonta à Segunda Guerra Mundial, nos sistemas de radares utilizados por várias nações. Estes radares permitiam que a notificação da aproximaçãode aviões, mesmo eles ainda estando distantes, facilitando a preparação das defesas contra ataques inimigos. Contudo, não se tinha como identificar aviões inimigos dos amigos. Este sistema de radar foi “inventado” pelo físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt e este mesmo físico desenvolveu, em conjunto com o exército britânico, um sistema para identificação de aeronaves amigas no radar,para tornar realmente efetiva a preparação contra ataques inimigos. Assim, foram implantados transmissores em aviões ingleses que davam respostas diferentes ao radar, indicando-os como amigos. Deste modo, estava implantado o primeiro sistema de identificação por rádio frequência.

3. COMO FUNCIONA A RFID

Essa tecnologia utiliza a radio frequência e pode ser uma alternativa ao código de barraspresente em mercadorias ao redor do mundo. Ao fazer uma compra, um leitor ótico faz a leitura do código de barra, identificando qual é o produto e também seu preço e caso existam muitos produtos, esse processo pode ser um tanto quanto demorado. Sendo assim, uma aplicação do RFID (Radio-Frequency IDentification) seria em lojas e supermercados.
Por se tratar de uma tecnologia de comunicação decurto alcance, as etiquetas RFID podem ser lidas automaticamente por sensores, dispensando o trabalho manual e individual de leitura dos códigos de barras.
Um sistema de RFID é composto, basicamente, de uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e também um transponder ou etiqueta de RF (rádio frequência), que deverá conter o circuitoe a informação a ser transmitida. Estas etiquetas podem estar presentes em pessoas, animais, produtos, embalagens, enfim, em equipamentos diversos. Assim, a antena transmite a informação, emitindo o sinal do circuito integrado para transmitir suas informações para o leitor, que por sua vez converte as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Depois de convertidas, elas poderão ser lidase compreendidas por um computador para ter seus dados analisados.
As frequências usadas em um sistema RFID podem variar muito de acordo com a sua utilização. Um sistema de radar possui frequência e alcances muito maiores que um sistema de pagamento via telefone celular, por exemplo.
4. ETIQUETAS RFID

Existem dois tipos de etiquetas RFID, passiva e ativa.
Passiva – Utilizam a rádio frequênciado leitor para transmitir o seu sinal e normalmente têm com suas informações gravadas permanentemente quando são fabricadas. Algumas destas etiquetas são “regraváveis”.
Ativa – As etiquetas ativas são muito mais sofisticadas e caras e contam com uma bateria própria para transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento em memória RAM capaz de guardar até 32 KB.5. COMPONENTES RFID

Identificador (chip), transponder ou tag, são nomenclaturas utilizadas para referenciar as etiquetas RFID. Representa o local onde as informações são armazenadas.
Os transponders estão disponíveis em diversos formatos, tais como cartões, pastilhas, argolas e podem ser encapsuladas em materiais como o plástico, vidro entre outros. São hardwares que possuem uma antena e...
tracking img