Redes de longa distancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO BÁSICO SISTEMA SATÉLITE

Prof. Kleber Aparecido Tomé

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE

Segmento Espacial

Segmento Terrestre
Telecomunicações por Satélite Como Funciona

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
 Na década de 50 e no início dos anos 60, as pessoas tentavam efetuar comunicações experimentais emitindo sinais que se refletiam em balões meteorológicos metalizados. Infelizmente os sinais recebidos eram muito fracos para que se tivesse algum uso prático. Em seguida, a Marinha dos Estados Unidos detectou uma espécie de balão meteorológico que ficava permanentemente no céu - a Lua - e criou um sistema operacional para comunicações entre os navios e a base que utilizava a Lua em suas transmissões .  O progresso no campo da comunicação celeste precisou esperar atéque o primeiro satélite de comunicações fosse lançado .  A principal diferença entre um satélite artificial e um real é que o artificial amplifica os sinais antes de enviá-los de volta à Terra , transformando uma estranha curiosidade em um avançado sistema de comunicações .

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
 Os satélites de comunicações possuem algumas propriedades interessantes, que ostornam atraentes para muitas aplicações.  Em sua forma mais simples, um satélite de comunicações pode ser considerado um grande repetidor de microondas no céu .  Ele contém diversos transponders
 Cada um deles ouve uma parte do espectro, amplifica os sinais de entrada e os transmite novamente em outra freqüência, para evitar interferência com o sinal de entrada.

 Os feixes descendentes podemser largos cobrindo uma grande área terrestre , ou construídos propositalmente para serem estreitos, cobrindo somente uma área com algumas centenas de quilômetros de diâmetro. Esse modo de operação é conhecido como funcionamento espelho .

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
 Vantagens e Benefícios da Solução Satélite
 Interligação de pontos com pouca infra-estrutura em telecomunicações  Nãodepende de infra-estrutura local - cobertura nacional.

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
 Lançamento de Satélite
modo de apontamento RF

D

modo de apontamento de Terra

alijamento da cápsula 227 seg.

queima do 1o estágio 137 seg.

C
ajuste em órbita e fim da deriva extensão das antenas e do painel solar desrotacionamento da plataforma

queima do 2o estágio 275 seg.desligamento do motor do 3o estágio 7 r.p.m. A - B: satélite estável B - C: controle ativo C - D: configuração giroestática em órbita geossíncrona

B
reorientado do eixo principal de rotação

o satélite é reorientado separado, e a antena OMNI estendida

A

disparo do motor de apogeu

o satélite é reorientado, rastreado e a sua rotação é levada a 50 r.p.m. através de comando de Terra

ajuste daaltitude para disparo do motor de apogeu

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE Órbitas

Apogeu

Perigeu
Propriedades:
 Formato – Elíptica ou Circular  Período – Depende da Altitude  Inclinação em relação ao Equador

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
 De acordo com a Lei de Kepler , o período orbital de um satélite varia de acordo com o raio da órbita .  Quanto mais alto o satélite,mais longo o período . Perto da superfície da Terra, o período é de cerca 90 minutos .  Conseqüentemente, os satélites de baixa órbita saem da visão com bastante rapidez, e assim são necessários muitos deles para proporcionar cobertura contínua.  A uma altitude de 35.800 km , o período é de 24 horas .

 O período do satélite é importante, mas não é o único fator para se determinar ondeposicioná-lo.
 Outra questão é a presença dos Cinturões de Van Allen, camadas de partículas altamente carregadas que são capturadas pelo campo magnético terrestre.
 Qualquer satélite em órbita dentro deste campo seria destruído com bastante rapidez pelas partículas carregadas com alta energia presas pelo campo magnético da Terra .

CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
 Esses fatores levaram a ser...
tracking img