Jogos, brinquedos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

DANIELA GOMES
DARIANE PILATTI
DILCE TEREZINHA BERGAMIN BENCK
ELIANE TEREZINHA ELAUTÉRIO DA LUZ
RAQUEL EVANGELISTA

jogos, brinquedos e brincadeiras

Concórdia
2010
DANIELA GOMES
DARIANE PILATTI
DILCE TEREZINHA BERGAMIN BENCK
ELIANE TEREZINHA ELAUTÉRIO DA LUZ
RAQUEL EVANGELISTA

jogos, brinquedos e brincadeiras

Trabalhoapresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática, sob a orientação da professora Eliane Maria de Oliveira Araman
Tutor de Sala: Adriane R. Chaves
Tutora Eletrônica: Angelica I.F.Godinho

Concórdia
2010
INTRODUÇÃO

As pesquisas apontam que a Educação Infantil também se constitui em um momento para odesenvolvimento de atitudes positivas em relação á matemática. A Educação Infantil parece não ser o ambiente em que as atitudes negativas em relação à matemática surgem e, dessa forma, é importante que os professores aproveitem esse fato para desenvolver atividades que propiciem aos alunos o desenvolvimento da confiança, da autonomia para resolver problemas, da criatividade e do gosto em aprendermatemática. É importante que, desde a Educação Infantil, as crianças comecem a entender a matemática como um instrumento essencial para a compreensão da realidade social, política, econômica e cultural do nosso país, ou seja, a matemática pode ser entendida como um eixo estruturador da formação da cidadania.

o processo ensino – aprendizagem da matemática na educação infantil

Como todoconhecimento humano a atividade do jogo é histórica e é praticada desde a Antiguidade. A caracterização do termo jogo, além da aplicação da linguagem específica de cada cultura e do aparecimento das regras, a presença de um objeto (tabuleiros, arcos e flechas peões, peças de diversos formatos, materiais diferenciados, etc..) se constitui em outro aspecto que diferencia o jogo do brinquedo e dabrincadeira. No jogo certas habilidades são necessárias para o desenvolvimento da atividade, por exemplo, saber contar antes de participar de jogos que envolvam números.
Portanto, no jogo a criança não só desenvolve a cultura lúdica, mas enriquece-se com ela. No brinquedo, o mundo imaginário permite a representação de realidades e sua utilização não está condicionado ao sistema de regras. Por meio dobrinquedo a criança, se apropria de realidades que lhes são próximas e busca transformá-las. No brinquedo o objeto é o elemento mediador entre a realidade e a fantasia.
O desenvolvimento a partir de jogos com regras e situações imaginárias, ocultas ou não, é que aponta a evolução do brinquedo nas crianças. É inegável a influência do brinquedo no desenvolvimento infantil. Entretanto, é bom ressaltar amaterialidade do imaginário, isto é o imaginário se reporta sempre a algo realmente acontecido a partir de uma situação vivida. Portanto o brinquedo é a atividade principal da criança pequena e considerada como uma atividade condutora que determina seu próprio desenvolvimento, o brincar é que vai organizar o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar, dependendo da cultura, da sociedade emque ela vive.
Na educação infantil, brincar com jogos estará desenvolvendo várias noções matemáticas. Neste sentido, a didática- pedagógica com jogos e brincadeiras numa visão sócia histórica não é para ser considerada como mais um receituário de como fazer no processo ensino aprendizagem, e colocar o jogo como elo fundamental entre uma prática educativa coerente com o desenvolvimento históricoda criança e a prática social. Portanto, espera-se que as propostas de atividades com jogos, brinquedos e brincadeiras, venham contribuir qualitativamente no ensino aprendizagem, pois possibilitam o relacionamento dos conteúdos da vida cotidiana com os conteúdos da educação infantil.
A criança ao nascer, ao sugar satisfaz a necessidade biológica da fome, mas o crescimento físico vai se...
tracking img