Jogos, brinquedos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE PEDAGOGIA
CRISTIANE DINIZ GOMES

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
“O BRINCAR, O RESGATE DE BRINQUEDOS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA E COMO USÁ-LO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA”

COSTA RICA-MS
2010
CRISTIANE DINIZ GOMES

O BRINCAR, O RESGATE DE BRINQUEDOS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA, E COMO USÁ-LO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Atividade apresentada parafins de Avaliação do módulo: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, sob a orientação da Professora: Neidi Liziane Copetti da Silva, da Tutora Local: Jane Maria e Tutora a Distância: Elisangela Mitiko Maekawa, no Curso de Pedagogia, da UFMS, polo de Costa Rica-Ms.

COSTA RICA-MS

2010
O BRINCAR, O RESGATE DE BRINQUEDOS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA E COMO USÁ-LO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

O brincar é,para a criança, um impulso natural no qual ela exercita sua vontade de descobrir, sua curiosidade e sua necessidade de aprender e compreender o mundo que a cerca. Na brincadeira, a criança envolve-se, assume papéis, experimenta possibilidades, formula e testa hipóteses, tira conclusões, expressa seus pensamentos, elabora sua visão de mundo. É fundamental garantir às crianças na escola e na famílianão apenas momentos e materiais que possibilitem o exercício do brincar, mas também estímulos que a auxiliem a desenvolver suas potencialidades de maneira lúdica e prazerosa.
Brincar é uma realidade do dia a dia na vida do ser pequeno e para que brinquem é suficiente que não sejam impedidos de exercitar a imaginação. Imaginação essa que é uma atividade mental que permite à criança, relacionar seusinteresses e necessidades com a realidade de um mundo que poucos conhecem. É o meio que possuem para interagir com o universo dos adultos, universo que já existia quando nasceram e, que só aos poucos, foram compreendendo.
Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como aatenção, a memória, a imitação, a imaginação, exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia,proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
O brincar é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo, pois é ao brincar que aprende o que mais ninguém lhe pode ensinar. É dessa forma que ela se estrutura e conhece a realidade. Além de conhecer o mundo, está-se a conhecer a si mesma. Ela descobre, compreende o papel dosadultos, aprende a comportar-se e a sentir-se como eles.
O ato de brincar pode incorporar valores morais e culturais, em que as atividades podem promover a auto-imagem, a auto-estima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição dum sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos.Observamos que na nossa sociedade tecnológica e consumista, muitas brincadeiras tradicionais foram sendo abandonadas e substituídas por brinquedos eletrônicos, alguns dos quais fazem tudo sozinhos, exigindo o mínimo de participação da criança, geralmente para apertar alguns botões. Esses brinquedos, que não representam um desafio a quem os manipula, são logo postos de lado e prontamente substituídospor outros que a mídia se empenha em vender.
Acredito que não apenas a cultura implícita nos brinquedos e brincadeiras tradicionais, para não se perderem, terão que ser resgatados pela escola e pela família, como a capacidade imaginativa e criadora de crianças cujos únicos brinquedos são os industrializados pode ficar aquém de suas reais potencialidades.
O resgate de brinquedos e brincadeiras...
tracking img