Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL




Rafael Justino de Arruda





PROTOCOLO DE SEGURANÇA DE IP
(IPSEC)











Campo-Grande
Maio 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL



Rafael Justino de Arruda





PROTOCOLO DE SEGURANÇA DE IP
(IPSEC)


Trabalho de pesquisa apresentado ao curso deTecnologia em Sistemas Para Internet com ênfase na descrição do método padrão para fornecimento de privacidade e segurança na transmissão de dados ao usuário.




Campo-Grande
Maio 2012
Resumo


O IPSEC pode ser definido como uma plataforma formada por um conjunto de protocolos que fornecem os seguintes serviços de segurança:
* Controle de acesso;
* Integridade de dados(pacotes);
* Autenticação do host de origem;
* Privacidade no fluxo de dados (pacotes);
* Reenvio de pacotes;

Formando assim um conjunto de padrões utilizados para que possamos garantir uma comunicação segura (criptografada) entre dois ou mais hosts em uma rede, mesmo que as informações sejam enviadas por um meio não seguro, como a internet por exemplo. É importante salientar quehosts com IPSEC habilitado não conseguem comunicação com hosts sem IPSEC.
O primeiro tratamento que o IPSEC faz no pacote IP é adicionar um header (cabeçalho), chamado de cabeçalho de autenticação (authentication header). Este cabeçalho é responsável pela autenticação entre os hosts, verificação da integridade dos dados, impede ataques de replay que são ataques de repetição.
O IPSEC é baseadono uso de políticas, regras conjuntas que determinam que determinem o tipo e o nível de segurança. Resumindo, o IPSEC nos fornece um sistema de segurança muito flexível, pois adiciona ao próprio cabeçalho do IP todos os dados necessários para uma comunicação segura, tornando flexível e simples de manutenção e configuração.








Introdução

Segurança de redes.Durante as primeiras décadas de sua existência, as redes de computadores foram usadas principalmente por pesquisadores universitários, com a finalidade de enviar mensagens de correio eletrônico, e também por funcionários de empresas, para compartilhar impressoras. Sob essas condições, a segurança nunca precisou de maiores cuidados.
Porém, como milhões de cidadãos comuns atualmente estão usando asredes para executar operações bancárias, fazer compras e arquivar sua devolução de impostos, a segurança das redes está despontando no horizonte como um problema potencial. Nas seções a seguir, será desenvolvido um trabalho a cerca segurança das redes a partir do estudo do IPSEC.
A segurança é um assunto abrangente e inclui inúmeros tipos problemas. Em sua forma mais simples, a segurança sepreocupa em garantir que pessoas mal-intencionadas não leiam ou, pior ainda, modifiquem secretamente mensagens enviadas a outros destinatários. Outra preocupação da segurança são as pessoas que tentam ter acesso a serviços remotos que elas não estão autorizadas a usar.
Ela também lida com meios para saber se uma mensagem supostamente verdadeira é um trote. A segurança trata de situações em quemensagens legítimas são capturadas e reproduzidas, além de lidar com pessoas que tentam negar o fato de terem enviado determinadas mensagens.
A maior parte dos problemas de segurança é causada intencionalmente por pessoas maliciosas que tentam obter algum benefício, chamar a atenção ou prejudicar alguém. Os problemas de segurança das redes podem ser divididos nas seguintes áreas interligadas: sigilo,autenticação, não repúdio e controle de integridade.





Índice

Resumo.................................................................................... Pág.1
Introdução..................................................................................... Pág.2
Cabeçalho de autenticação.........................................................Pág.4
Encapsulamento de...
tracking img