Redes corportativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES CORPORATIVAS

INTRODUÇÃO

Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais como computadores pessoais, servidores de documentos e arquivos, impressoras, câmeras de vídeo, e entre alguns desses equipamentos e o mundo externo.
Dentro de um mesmo prédio a rede transfere informações entre as diversasestações de trabalho (pessoas equipadas com um microcomputador), e outros equipamentos dessa corporação, com a finalidade de estabelecer comunicação entre pessoas e máquinas, propagando informações diversas, necessárias à operação da corporação.
A rede corporativa também transmite informações entre matriz e filiais. Com relação ao mundo externo, a rede pode conectar a corporação com a Internete outras redes corporativas.
As informações transportadas são chamadas de dados e podem estar representando um texto, uma voz, um sinal de áudio, uma imagem ou um vídeo. Alguns dados representam eventos em tempo real, como um vídeo de monitoramento, um vídeo para conferência, ou simplesmente voz em conversa telefônica.
É quase um consenso entre os executivos e empresários atuais, principalmenteaqueles que lideram empresas de missão crítica ou envolvidas com tecnologia avançada, atribuir alta prioridade à implantação e manutenção de sua rede corporativa, como forma de aumentar a produtividade e eficiência do negócio, podendo inclusive ser o diferencial que o levará à liderança em seu segmento de atuação.
As empresas estão, a cada dia que passa, mais exigentes com seus fornecedores, afim
de garantir o padrão de qualidade definido em seus próprios planos operacionais, que, por sua vez, se baseiam nas exigências de seu clientes. Isso não é diferente nas empresas públicas, que também estão valorizando o fator qualidade em seus fornecedores, como forma de redução de custos.
A rede corporativa deve ser projetada e implantada por uma empresa de engenharia
especializada em redescorporativas.
Sendo a rede corporativa um elemento de missão crítica na operação de uma
corporação, a escolha da empresa de engenharia que vai receber a missão de projetar,
implantar e dar manutenção, é uma tarefa a ser liderada pelo seu mais alto executivo.
TIPOS DE REDES CORPORATIVAS
Há dois tipos principais de redes corporativas, quanto à sua abrangência geográfica:
LAN: Local AreaNetwork, ou rede local.
WAN: Wide Area Network, ou rede de longa distância.
Uma rede corporativa local é aquela que abrange somente um prédio, ou, como alguns preferem alguns prédios próximos.
Uma rede de longa distância (WAN) é aquela que atinge distâncias maiores, como dois bairros ou cidades distantes, em estados ou países diferentes.
Por exemplo, uma empresa que possui diversos funcionáriosutilizando computadores, precisa de uma rede local (LAN) para permitir que essas estações de trabalho se comuniquem.
Uma empresa que possui sua matriz em Brasília e duas filiais, sendo uma em Goiânia e outra em São Paulo, precisa de uma rede WAN para interligar esses escritórios.
Normalmente a rede WAN interliga as diversas redes LAN da empresa, permitido que qualquer computador possa secomunicar com qualquer outro da corporação, independentemente de sua localização física.

REDE LOCAL

A rede local pode ser implantada independentemente de um provedor de serviços de telecomunicações, pois estará restrita às dependências de um único prédio.
Os principais elementos de uma rede local são:
- Cabeamento lógico (passivos): conjunto de cabos que interligam as diversas tomadas de redeonde serão conectados os computadores e outros equipamentos;
- Switches (ativos): equipamentos concentradores que recebem os dados vindos dos diversos computadores e outros equipamentos conectados à rede e os transmitem aos respectivos destinatários, que são outros equipamentos também conectados à rede.
Uma topologia básica de rede local, é onde há três switches: um principal e 2 secundários,...
tracking img