Atps qualidade de software parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório 01 – Normas
Norma ISO/IEC 15004
A norma ISO/IEC 15004 foi desenvolvida a partir de um estudo sobre a necessidade de padrões para avaliação de processos de software, auxiliar a criação da norma, sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de software.
Segundo Salviano, (2003): o padrão ISO/IEC 15504 ou modelo de referência é na verdadeum framework para avaliação de processos de software.
Atualmente a norma é genérica podendo ser utilizada por diversos tipos de processos, não sendo mais exclusivamente dedicada a software. Contudo seu principal objetivo é a melhoria e a avaliação dos processos, em ambos os casos três elementos básicos devem ser precisamente definidos para que a avaliação de processo seja realizada conforme a15504, sendo:
1) Os processos: devem ser verificados por um avaliador competente, segundo os requisitos previstos na norma;
2) Uma escala de medida: deve ter como referência um modelo de avaliação de processo compatível;
3) Um método de medição: deve ser realizado seguindo um processo compatível.
Com um novo conceito a ISO/IEC 15504 foi disponibilizado um modelo de referência de processo PRM(Process Reference Model). Este modelo criou uma arquitetura como padrão de referência de processo com duas dimensões:
Dimensão de Processos
É um conjunto de cinco categorias consideradas fundamentais para a boa prática da engenharia de software, estes processos constituem de um conjunto de métodos apresentados pela norma ISO 12207.
As Categorias da dimensão de processo são:
CON – consumidor efornecedor: tem um impacto direto sobre os consumidores, relaciona o levantamento de requisitos e os processos ligados à operação e uso do produto ou do serviço fornecido.
ENG – engenharia: esta categoria agrupa os processos que levam à implementação do produto, através da análise de requisitos, o projeto da arquitetura, construção, integração e testes do produto.
SUP – suporte: seus processos dãosuporte e apoio aos demais processos da organização, como por exemplo, as revisões, auditorias e processos de solução de problemas.
MAN – administração: na categoria de gerência estão incluídos os processos que de forma genérica podem ser usados na administração de todo outro processo ou do projeto em si.

ORG – organização: inclui todos os processos organizacionais da empresa comoinfraestrutura, gerência de recursos humanos e treinamentos.
Dimensão da Capacidade
A dimensão de capacidade permite uma avaliação mais detalhada dos processos executados por uma organização.
Enquanto a dimensão de processo se limita à verificação de execução ou não dos processos, a dimensão de capacidade leva a uma avaliação de níveis semelhantes aos do CMMI.
A 15504 define seis níveis de capacidade,sequenciais e cumulativos que podem ser utilizados como uma métrica para avaliar como uma organização.
Os seis níveis de capacidade são:

Cada um dos níveis apresentados possui incluídos os atributos de processo que são aplicáveis a todos os processos. Estes atributos são usados para determinar se um processo atingiu uma dada capacidade. Existe um total de nove atributos agrupados em níveis decapacidade, que são aplicáveis a todos os processos.

CMM/CMMI
O Modelo de Maturidade da Capacitação para Software chamado CMM – Capability Maturity Model for Software, propõe para as organizações uma evolução através de níveis de maturidade da capacitação, ou seja, a produção de software com a qualidade esperada, prazos e recursos acordados.
O modelo CMM possui cinco níveis de maturidade onde éestabelecido um conjunto de metas, que buscam melhorar a capacitação da organização no desenvolvimento dos processos contínuos (permitem que as organizações escolham áreas específicas do processo para implementação de melhorias.).

O Modelo CMMI – Capability Maturity Model Integration, ou seja, Modelo de Maturidade da Capacitação Integrado. Foi desenvolvido pelo SEI – Software Engineering...
tracking img