Rede manchete - fundamentos de t.i.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
Informática

REDE MANCHETE DE TELEVISÃO

Trabalho apresentado pelos alunos do primeiro ano de Informática para a disciplina de Fundamentos de Tecnologia da Informação ministrada pela Profª Drª Sandra Ferrari.



A Empresa

Em 1980 após o fechamento da antiga TV Tupi pelo governo federal, o então presidente Figueiredo abriu concorrência para duasconcessões de canais abertos, as quais eram disputadas por grupos como: Editora Abril, Jornal do Brasil, Grupo Silvio Santos e Bloch Editores.
Após uma disputa acirrada destes grupos interessados, saíram vencedores o Grupo Silvio Santos, que já entrou no ar transmitindo o evento de posse das concessões, e Adolpho Bloch, dono do grupo Bloch Editores, que iniciaria a transmissão apenas dois anosdepois devido aos grandes investimentos que a empresa Bloch deveria fazer em equipamentos e na infraestrutura.

Adolpho Bloch – Dono do grupo Bloch Editores

A Bloch Editores que até então era composto por duas gráfica, uma fábrica de tintas, uma editora, um teatro (o qual no futuro daria lugar para programas de auditório da TV) e uma distribuidora de livros didáticos e revistas, passa a terem sua composição cinco emissoras de TV – algumas compradas da antiga Rede Associada – que acaba sendo o berço da TV Manchete, nome herdado de uma das revistas que Bloch publicava.
A primeira transmissão da TV Manchete ocorreu em 5 de junho de 1983 com um pronunciamento de Adolpho ressaltando os esforços e os investimentos realizados na TV e com a saudação de todas as emissoras existentes noBrasil. Logo após o pronunciamento, o país se maravilhou com a incrível vinheta da rede, onde a logomarca da Manchete, usufruindo de um contexto futurista pra época, sobrevoava os céus do país insinuando um nível tecnológico inédito no Brasil. Este efeito havia sido criado pelo departamento denominado Manchete Computers Graphics, que era considerado uns dos mais modernos no mundo.
A Mancheteentão passou a ser vista, inclusive pelos seus concorrentes, como uma emissora audaciosa, jovem e moderna, com um nível de tecnologia visto como inalcançável. Com enfoque no jornalismo, filmes e musicais, Adolpho Bloch acredita ter nas mãos uma emissora preparada para se destacar dos quesitos audiência e faturamento, passando a direcionar toda a sua atenção ao novo “brinquedo” da rede Bloch Editores.Composição das Redes de TV que dariam origem à Manchete |
Rio de Janeiro - canal 09 (ex-TV Continental)
São Paulo - canal 04 (ex-Tupi da Rede Associada)
Porto Alegre - canal 05 (ex-TV Piratini)
Belém - canal 05 (ex-TV Marajoara) |
Quadro 01 – Emissoras Filiadas

O início

Em meio a uma enorme expectativa, causada por diversos adiamentos na estreia da transmissão, a Rede Manchete deTelevisão já demonstrou de início que seria uma emissora voltada para as classes mais elevadas, utilizando para tanto equipamentos de última geração e conceitos modernos na criação de suas vinhetas, atingindo os objetivos de seu criador. Alcançando altos índices de audiência e incomodando a concorrência logo no primeiro dia com a exibição de um show denominado “Mundo Mágico” e, logo em seguida,colocando no ar o primeiro filme exibido em sua história: “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, de Steven Spielberg, a Manchete registrou a marca de 27% de todos os televisores ligados no Brasil contra apenas 12% da Rede Globo na capital carioca.
Nos primeiros três anos que sucederam sua inauguração, a rede Manchete conquistou o público com grandes programas e grandes feitos na área deteledramaturgia e, principalmente, jornalismo. Alguns dos programas que podemos destacar são: “Conexão Internacional”, “Bar Academia”, “Um toque de classe” com grandes nomes da música erudita nacional e o “Jornal da Manchete” exibido em horário nobre. Na área da cultura, a rede de Bloch se destacou por transmitir pela primeira vez ao vivo e em rede nacional os desfiles das escolas de samba do Rio de...
tracking img