Rede de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE


1. CAPA
2. INTRODUÇÃO
3. DESENVOLVIMENTO:
• CONCEITO
• ELEMENTOS
• CLASSIFICAÇÃO
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS









INTRODUÇÃO



A comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade humana desde os primórdios de sua existência. Conforme as populações seespalhavam, a comunicação a longa distância se tornava cada vez mais uma necessidade e um desafio. Formas de comunicação através de sinais de fumaça ou pomboscorreio foram as maneiras encontradas por nossos ancestrais para tentar aproximar as comunidades.


A conjunção destas duas tecnologias – comunicação e processamento de informações – veio revolucionar o mundo em que vivemos, abrindo asfronteiras com novas formas de comunicação, e permitindo uma maior eficácia dos sistemas computacionais. Redes de computadores são hoje uma realidade neste contexto. Para que possamos entendê-las, é necessário que observemos como se deu a evolução dos sistemas de computação até os dias de hoje, onde a distribuição do poder computacional é uma tendência indiscutível.CONCEITO DE
REDES DE COMPUTADORES


Uma rede é um conjunto de hardware e software que permite o estabelecimento de comunicação entre computadores individuais.


Módulo Processador é qualquer dispositivo capaz de se comunicar através do sistema de comunicação por troca de mensagens.


O Sistema de Comunicação vai se constituir de um arranjo topológico interligandoos vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos).


[pic]
Figura – Sistema de comunicação.


O Hardware de Rede envolve dispositivos eletrônicos, meios e tecnologias de transmissão que são usados nos diversos tipos de redes de computadores conhecidos. Os dispositivoseletrônicos são as placas
de rede, os cabos e conectores e os equipamentos de interconexão. Em relação aos tipos de tecnologias de transmissão as redes podem ser ligadas por enlaces por difusão ou por enlaces ponto-a-ponto.


O Software de Rede envolve os sistemas operacionais usados, seus protocolos de comunicação e aplicações de alto nível disponíveis. Nas primeiras redes, os aspectosde hardware eram as principais preocupações dos projetistas de redes. Atualmente os aspectos de software são tão importantes quanto os aspectos de hardware, apesar de que em algumas situações podem vir a se tornar os fatores preponderantes. Nos sistemas operacionais mais novos os protocolos de comunicação já estão embutidos de forma transparente para os usuários.




CONCEITO DE
REDES DECOMPUTADORES



A rede de computadores  é um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede. A rede permite o compartilhamento de softwares, informações, arquivos e demais serviços.
A rede pode atuar em computadores, em periféricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em máquinas de linha de produção. A rede decomputadores reduz custo com a aquisição de softwares, minimiza processos de envio de projetos, significa economia de tempo e melhor desempenho operacional numa empresa.
A primeira tentativa de implemento de uma rede ocorreu em setembro de 1940, através dos trabalhos de George Stibitz, que utilizou uma máquina de teletipo para envio de instruções de sua Model K situada na Faculdade deDartmouth para uma calculadora na cidade de Nova York.
Em 1964, desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para vários usuários situados em trabalhos de sistemas de computadores. Na época, a General Eletric e a Bell Labs conseguiram rotear conexões telefônicas através do computador Dec´s PDP-8.
Os conhecimentos em rede aumentou significativamente na década de...
tracking img