Tutela antecipada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA
RELIGIOSA
(EAD)




Atividade nº 01
Data de entrega:
10/09/2011








Nome: Lucas Pedroso Fabian
Turma: DIN 381 – 8º Semestre – Noite


Porto Alegre, 2011
Caro(a)aluno(a):
Exponha relações que podem ser estabelecidas entre o conceito de religião exposto por Rubem Alves (aula 1) e uma das teorias sobre a cultura expostas por Laraia (aula 3).
Aponte aspectosconvergentes e divergentes (seu texto deve ter de 5 a 10 linhas).
O texto de Rubem Alves, disponível na aula 1, é "os símbolos da ausência".
O texto de Laraia, que consta na aula 3, tem o título "idéiasobre a origem da cultura".
Obs: Elabore sua atividade em um editor de textos (Word ou BrOffice.org Writer), conforme as orientações indicadas e salve o documento. Após, clique na guia "Entrega" eanexe o arquivo através do link "Procurar", logo após clique em "Enviar".
Segundo Rubem Alves, a religião nasce com o poder dos homens de colocar nomes nas coisas, tais como santuários, altares,lugares, capelas, templos, amuletos, etc. e nos gestos (silêncio, olhares, rezas, procissões, celebrações, etc.) Trata-se do modo com que cada pessoa acredita naquilo que é mais sagrado, fazendo umadistinção das coisas que acredita serem menos importantes na sua vida.

A partir da afirmação de Rubem Alves de que a religião é uma teia de símbolos, podemos relacionar este pensamento àteoria de Leslie White, antropólogo norte-americano que diz que a passagem do estado animal para o humano ocorre quando o cérebro do homem é capaz de gerar símbolos.


Os dois autoresconvergem quando ambos afirmam que o comportamento humano se originou nos símbolos e reflete tudo aquilo que herdamos dos nossos ancestrais e que a religião e a cultura são fontes do “comportamentosimbólico” do homem. Por outro lado, divergem quando tentam explicar a origem da palavra cultura. Para Rubem Alves, a cultura é o nome que damos aos mundos que imaginamos e construímos, isto é, o conjunto...
tracking img