Rede de computadores: arquitetura e montagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo principal mostrar as experiências profissionais em projetos relacionados à Infra-estrutura de Redes de Computadores, comentando as normas aplicáveis e sugerindo procedimentos saudáveis a boa utilização dos recursos empregados em infra-estrutura.
Atualmente encontra-se uma boa concorrência entre as empresas de Infra-estrutura,porém é fato que se utilizando das normas existentes, pouca diferença podemos encontrar nos serviços propostos, desta forma o maior diferencial encontrado hoje em dia é o fator atendimento, obediência as normas aplicáveis, garantia estendida (em geral dada por Fabricantes) e o cumprimento de prazos e preços acordados (planejamento).
Em geral, as empresas não têm preferência de investir emobras de infra-estrutura, a maioria dos recursos disponibilizados em não contemplam a parte de cabeamento. Ledo engano, pois já está mais do que provado técnico e economicamente que infra-estrutura de redes (cabeamento) é o MENOR peso do investimento e em contra partida o MAIOR funil de defeitos de uma rede de Telecomunicações.
Hoje, entretanto temos percebido um aumento do percentual deverba disponibilizada para reestruturação de redes no que se refere a cabeamento e infra-estrutura, desta forma, a melhor escolha ainda é a otimização dos recursos investidos, aplicando-se as normas adotadas internacionalmente, já que ainda não temos efetivamente uma norma Brasileira que atenda a todas as características necessárias para a implantação de um projeto físico e lógico na área deredes.
2 HISTÓRICO

Dando prosseguimento ao plano de expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o Instituto Federal do Maranhão implantou um Campus na cidade de Açailândia.
Inserido numa importante área de expansão econômica, onde as guserias e indústrias alimentícias contribuem decisivamente para o desenvolvimento da cidade e região, na sua implantação, o CampusAçailândia oferece técnicos na modalidade integrada ao ensino médio buscando atender a demanda regional de mão de obra sem perder o foco na verticalização da formação aos alunos ingressantes na instituição, além de um curso superior.
O IFMA Campus Açailândia oferece à comunidade cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Alimentos, Florestas, Eletromecânica e Metalurgia. Alem dedispor da oferta de ensino superior na área de Licenciatura em Química.

2.1 Organograma da Empresa

Figura 1 – Organograma da empresa

2.2 Setor de Aplicação na Estrutura da Empresa


O trabalho fora desenvolvido junto Ao Núcleo de Tecnologia da Informação, e sua aplicabilidade é direcionada a empresas de pequeno e médio porte, que necessitem de comunicação e compartilhamentode informações em ambiente interno e/ou externo.
A carga horária estabelecida foi de 320 horas, durante um período de 16 semanas, tendo seu início datado em 01 de setembro do corrente ano.
3 PREMISSA SOBRE TOPOLOGIA




[pic]

Figura 2 – Intranet


A topologia refere-se ao “lay-out físico” e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estãoconectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede.
Várias são as estratégias de topologia, embora as variações sempre derivem de três topologias básicas que são as mais freqüentemente empregadas. (ROSS, Julio [s.d])
4 TOPOLOGIAS


A topologia de umarede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou uma combinação de ambos. (ROSS, Julio [s.d])


4.1 Anel

(
( (
(

Figura 3 – Topologia em anel


Uma rede em Anel...
tracking img