RECURSOS NATURAIS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aextração de recursos da natureza é uma atividade muito antiga, baseada na necessidade de sobrevivência do homem e no desenvolvimento da sociedade. A presença de recursos minerais em uma determinada área está associada ao longo histórico geológico da terra.
Normalmente os minerais encontram-se agregados a rochas, contudo em alguns casos aparecem em concentrações maiores, possibilitando com issosua melhor exploração no nível econômico. Quando ocorre essa concentração de minerais, o local fica conhecido como jazida.

É importante saber que existem dois tipos de recursos minerais que podem serem aproveitados economicamente na estrutura geológia de um país. É o caso do petróleo (pré-sal), gás natural, e do carvão mineral que só são encontrados em subsolo de bacias sedimentares. Estes sãotipos de combustiveis fósseis, isto é, minérios não metálicos. Um outro tipo de aproveitamento econômico é o caso dos minérios metálicos, é o caso do minério do ferrro, do manganês, da bauxita, da caussiterita, etc... que são encontrado apenas em escudos cristalinos, específicamente em rochas METAMÓRFICAS.

Vejamos agora estudar cada um destes tipos de aproveitamento econômicos ligados aestrutura geológica:

Iniciaremos falando do aproveitamento econômico que existem nos escudos cristalinos:

a) ESCUDOS CRISTALINOS APROVEITAMENTO ECONÔMICO:
Os minérios metálicos estão ligados a existência de escudos cristalinos, especificamente nas rochas METAMÓRFICA. Os minerais metálicos mais abundantes no território brasileiro são o minério de ferro, manganês, ouro, estanho, sal, bauxita.Além desses existem outros que apresenta quantidades suficientes para atender as necessidades econômicas do país como é o caso da argila, do chumbo, do zinco e do amianto.

No caso brasileiro, dos 36% do território ocupados pelos escudos crestalinos, 4% são da Era Proterozóica: Esses terrenos proterozóicos predominam rochas metamórficas. ssa são ricos jazidas de ferro do Quadrilátero de Ferro (MG),da Serra dos Carajás (PA) e do Maciço de Urucum (MS); das jazidas de manganês da Serra do Navio (AP); da bauxita de oriximiná (PA); da cassiterita de Rondônia. Esses terrenos são de grande importância econômica para a econômia brasileira porque neles se localizam as principais jazidas de minerais metálicos do país.

a.1)MINÉRIOS METÁLICOS E O SEU APROVEITAMENTO ECONÔMICO.
Todo mineral comcomponente metálico que apresente, concentração suficiente, serve para exploração econômica.

Principais minérios extraídos no Brasil:
- Ferro: O Brasil é o 2° produtor mundial, são cerca de 199 milhões de toneladas de ferro beneficiada anualmente. O ferro é o minério mais explorado e também o mais exportado pelo Brasil. Suas jazidas estão concentradas principalmente no Quadrilátero Ferrífero (MG)na Serra dos Carajás (PA) e no Maciço do Urucum (MS). O ferro é muito importante, pois é a principal matéria-prima na fabricação do aço.
- Bauxita (alumínio): O Brasil é o 3° produtor mundial, são cerca de 12,6 milhões de toneladas de bauxita beneficiada anualmente. Na serra do Oriximiná (PA), encontra-se a principal jazida de bauxita do país. É responsável por 80% da bauxita no país. A bauxitaque serve de matéria-prima para a produção de alumínio. O alumínio é um metal leve e que não sofre corrosão. É de grande utilidade para indústrias elétricas (eletrodoméstico), de material de transporte, de bebidas e de construção civil (material inoxidável).
- Manganês: O Brasil é o 5° produtor mundial, são cerca de 826 milhões de toneladas de manganês beneficiada anualmente. As principais jazidasde manganês estão localizadas na Serra do Navio (AP) na Serra dos Carajás no Quadrilátero e no Maciço do Urucum. Quase a metade da produção brasileira é exportada, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão. O manganês é utilizado na fabricação do aço e de vários produtos químicos.
- Ouro: O Brasil é o 10° produtor mundial, são cerca de 49 milhões de toneladas de ouro beneficiada...
tracking img