getgt

611 palavras 3 páginas
EXPERImento 02
RECRISTALIZAÇÃO

1. INTRODUÇÃO: Substâncias sólidas raramente são puras quando obtidas a partir de uma reação. Quando se dissolve uma substância sólida em um solvente a quente e depois por resfriamento obtém-se novamente o sólido cristalino, esse processo recebe o nome de Recristalização. A purificação de substâncias sólidas através de recristalização baseia-se nas diferenças em suas solubilidades. O composto a ser purificado deve ser bastante solúvel à quente em um solvente (ou em uma mistura de solventes) e que tenha pouca solubilidade com esse solvente à frio. Pode-se conseguir uma boa purificação, quando as impurezas apresentarem alta solubilidade no solvente a frio, ou então se as mesmas forem insolúveis a quente. Quando as impurezas forem insolúveis a quente, separam-se as mesmas através de filtração simples da mistura aquecida. No caso oposto, ou seja, a frio, o composto passa ao estado sólido, deixando as impurezas na solução.

2. OBJETIVO: Analisar o solvente apropriado para a recristalização (purificação) do naftaleno, acetanilida, -naftol, sacarose, e principalmente o ácido salicílico e ácido acetilsalicílico (AAS).

3. MATERIAIS:
Tubos de ensaio, bico de gás, béquer de 100mL, almofariz, balança, papel de filtro, funil, suporte, naftaleno, açúcar, ácido salicílico, ácido acetilsalicílico (AAS), acetanilida, -naftol, água, etanol, acetato de etila e hexano.

4. PARTE EXPERIMENTAL:
4.1. Escolha do solvente:
a) Pesar 1.0g de cada um dos sólidos a serem testados e dividir cada amostra em quatro porções iguais.
b) Adicionar uma porção a um tubo de ensaio e adicionar 5mL de água e agitar, anotando a solubilidade. Se não ocorrer a dissolução, aquecer o tubo em um banho-maria e anotar o resultado observado.
c) Aquecer os tubos que contem água no Bico de Bunsen.
d) Repetir o processo anterior com a segunda amostra, usando etanol a frio e a quente, anotando os resultados.
e) De maneira semelhante, testar a solubilidade das

Relacionados