Recursos materiais e patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Considere as afirmações abaixo, a respeito do aquecimento global. I - Alterações climáticas por motivos antrópicos têm sido uma constante em todos os tempos e, embora sejam quase imperceptíveis em curto prazo, podem ser ampliadas, com o passar do tempo, a ponto de inviabilizar as atividades humanas no local ou região. II - As concentrações de metano e de óxido nitroso na atmosfera geram danosmaiores do que quantidades equivalentes de CO2, porém, em razão das grandes quantidades de CO2 lançadas ao longo do tempo, esse gás acabou sendo usado como base para medir o grau de aquecimento global.

III - O clima envolve uma grande diversidade de variáveis e os modelos usados para simular mudanças climáticas dificilmente seriam capazes de abranger a sua totalidade, pois, além disso, existemoutras causas para tais mudanças, como os movimentos da Terra e as atividades solares. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) (A) I, somente. (B) II, somente. (C) I e II, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III.

2. O presidente de um importante país na América do Sul solicita a seus ministros que elaborem políticas públicas baseadas no desenvolvimento sustentável. Eles devem, então,pensar em estratégias que (A) atendam às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atender as suas próprias necessidades. (B) garantam a preservação do meio ambiente, em detrimento de ações voltadas para o crescimento da indústria de bens e serviços. (C) orientem o aumento na produção nos diversos setores da economia, com eliminação de desperdícios erespeito à natureza. (D) privilegiem o crescimento econômico, fortalecendo os índices de desenvolvimento, paulatinamente, para sustentá-lo a longo prazo. (E) permitam aumento na lucratividade do setor privado, em sintonia com maior arrecadação para os cofres públicos.

3. O spread praticado pelos Bancos é (A) um índice que mede como está espalhada sua rede de agências. (B) um percentual constantecobrado sobre todos os empréstimos concedidos. (C) decrescente com o aumento do risco de inadimplência do empréstimo concedido. (D) o lucro obtido após descontar os custos administrativos da agência captadora dos recursos. (E) a diferença entre o custo do dinheiro captado e a receita obtida com o dinheiro aplicado pelo Banco.

4.Instituído como instrumento de flexibilização pelo Protocolo deQuioto, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) promete ser um canal importante, através do qual governos e corporações privadas transferirão tecnologias limpas e promoverão o desenvolvimento sustentável. Posicionamentos contrários, no entanto, argumentam que tal mecanismo (A) estabelece valores baixos para os créditos de carbono, o que não favorece os investimentos em projetos ambientaiscredenciados para troca. (B) permite que os países desenvolvidos cumpram suas metas de redução de emissões sem ter que reduzi-las em seu próprio território, onde os custos são elevados. (C) penaliza os países em desenvolvimento, que poderão ter custos mais altos em seus projetos de expansão econômica, investindo em tecnologias mais modernas.

(D) carece de eficácia, pois as emissões de gases poluentes vêmaumentando desde então, especialmente nos países em desenvolvimento. (E) perde a validade, quando se observa que as metas para redução de emissões de alguns países são tão baixas que podem ser atingidas com esforço mínimo.

CRISE NA SÍRIA § Os conflitos na Síria agravaram-se na com a chegada de forças rebeldes à capital Damasco e a morte de autoridades do primeiro escalão do governo, entreelas o ministro da Defesa e o cunhado do presidente Bashar Al Assad. § Os confrontos entre rebeldes e governo começaram em março de 2011, na continuidade da Primavera Árabe. § Mais de 10 mil pessoas morreram, segundo a ONU, ou 17 mil, de acordo com ativistas dos direitos humanos. § A Cruz Vermelha declarou que o país vive uma guerra civil. § O que torna a crise na Síria mais difícil são as...
tracking img