Recursos materiais e patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Annyta Pollyanna C. Costa
Matrícula: 1016407-7
Prof. Antonio Carlos Portella




Gestão de Recursos Materiais E Patrimoniais







Brasília, outubro de 2012.

Índice

1. Introdução
2. Armazenagem
3. Movimentação de Materiais
4. Compras Públicas
5. Compras Privadas
6. Controle Patrimonial
7. Conclusão
8. Referências Bibliográficas
















1.Introdução
Compreender a estrutura do processo produtivo numa empresa está relacionado a muitas observações, e uma das mais importantes é a administração de materiais, principalmente no que tange ao armazenamento e movimentação de materiais. A relação custo x benefício é um dos pontos em evidência porque um mau armazenamento, um layout mal feito e o mau aproveitamento dos espaços podem comprometero rendimento, a produtividade e as tomadas de decisões futuras, comprometendo muitos outros aspectos.
A movimentação de materiais, seja nas etapas iniciais do processo, em seu decurso ou na fase final, de transporte de produtos acabados, também exercem forte influência nas demais etapas.
Em face disso, procuramos neste trabalho elucidar os pontos-chave da administração de materiais nessesaspectos analisando os objetivos das estratégias de administração, armazenamento e movimentação de materiais, bem como o espaço físico, arranjos e principalmente a utilização do espaço vertical para otimização do layout e funcionalidade.

2. Armazenagem
Os objetivos da armazenagem de produtos são vários, o objetivo primário da armazenagem é o de guardar a mercadoria por um determinadoperíodo, isso quer dizer que a mercadoria deve ser mantida no depósito por certo período, ate que seja o momento de sua consumação ou comercialização, características importantes também levadas em conta são: segurança, extravios e furtos.
Se tratando de estoque Maximo provável do produto a ser armazenado deve ser quantificado de forma a ter uma idéia razoavelmente precisa dos níveis que podem seratingidos para cada tipo especifico de mercadoria, conhecendo os níveis de estoque Maximo para cada categoria se for mais de uma, é necessário estimar o espaço necessário para armazenar cada grupo, o espaço é medido tanto em termos de área de piso necessária ou até mesmo pelo volume.
Algumas atividades concedidas pelos armazéns são: recebimento do material, descarregamento, inspeção e separação,movimentação, segurança, picking, expedição, carregamento entre outros.
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivode lhes acrescentar valor (Dias, 2005, p. 189). Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos.
O layout de armazém é a forma como as áreas de armazenagem de um armazém estãoorganizadas, de forma a utilizar todo o espaço existente da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os vários operadores, equipamentos e espaço. O layout ideal é aquele que procura minimizar a distância total percorrida com uma movimentação eficiente entre os materiais, com a maior flexibilidade possível e com custos de armazenagem reduzidos. Este tipo de layout procura satisfazer asexigências do stock a curto e longo prazo, tendo em conta as existências e as flutuações da procura. Antes de se efetuar o planejamento do layout é necessário ter toda a informação relativa ao espaço a planear, ou seja, é importante saber qual a área de armazenagem, o stock máximo e médio, o volume de expedição/recepção, qual a política de reposição de stock e também o método de movimentação...
tracking img