Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA




Administração de Recursos Humanos

Atividades Práticas Supervisionadas

Sandro Luís Secomandi
ETAPAS


Bruna de Grande Souza RA: 1044973380 ADM 6º
Jhessica F. de Moraes RA: 2158225946 ADM 5º
Gislaine Ap. Torres RA: 2158225772 ADM 5°
Marisa Campos Lima RA: 3287581634 ADM 6ºMilton Carlos Ribeiro RA: 1185411659 ADM 6º
Raissa Rodrigues Barbeiro RA: 1054001986 ADM 6º
Regiane Francisquinho RA: 2158225930 ADM 5º
Ronicler Galante Martins RA: 2158225961 ADM 5º










Santa Bárbara d´Oeste
2012

Etapa 1




A Gestão de Pessoas é um desafio para as organizações que visa gerenciar àcooperação de seus colaboradores que atuam na organização visando alcançar os objetivos da empresa e do colaborador. Na organização, para desenvolver atividades inerentes foi criado o setor e ou departamento de Administração de Pessoal ou Administração de Recursos Humanos que tem como finalidade gerenciar os interesses da organização e dos seus empregados.
Os gerenciadores chegam à conclusão queos colaboradores para demonstrarem melhor seus serviços e oferecerem maior rendimento a organização, precisam ser bem geridas, não sendo identificados como patrimônio da organização, e sim, reconhecidos como fonte de conhecimento, habilidades e capacidades em benefício próprio e da organização, entendendo que sua inteligência deve ser revertida para a formação do capital intelectual daorganização.
O gestor de pessoas é antes de tudo um líder com poder de decisão dentro da organização no que se refere à contratação e dispensa do colaborador, quando em sua avaliação esse não mais atende as expectativas da empresa. O que é relevante ressaltar é que nem sempre o gestor proporciona ao colaborador a oportunidade de demonstrar sua capacidade.
No processo de gestão de RH de umaempresa do século XX, os gerentes, ou melhor, os capatazes, tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente tinha a função de regular a produção na base da coerção física ou psicológica. No contexto da empresa essa era a melhor tática de todas, pois naquela época não se tinham concorrentes como se tem hoje. As condições de trabalho eram absurdas, poistinha apenas o lucro como objetivo e não se importavam com seus trabalhadores, e não tinha a preocupação em questão á saúde destes.


Tempos Modernos é um filme que praticamente retratou os princípios da época da Revolução Industrial, chegando a refletir até o mundo em que vivemos hoje.
De inicio já ganhamos a idéia de uma mudança radical, ou seja, partindo de um trabalho artesão paraum trabalho em serie de montagens. Em poucas palavras o trabalhador vive para o seu trabalho, essa é frase que mais veste a época assistida, mas devemos lembrar também que junto com os trabalhadores vieram às maquinas, ganhando espaço e tempo. Essa foi à grande sacada, relacionar o tempo com a agilidade do trabalho e também com a combinação do homem e a maquina.
No processo de gestão deRH de uma empresa do século XX, os gerentes, ou melhor, os capatazes, tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente tinha a função de regular a produção na base da coerção física ou psicológica. No contexto da empresa essa era a melhor tática de todas, pois naquela época não se tinham concorrentes como se tem hoje. As condições de trabalho eramabsurdas, pois tinha apenas o lucro como objetivo e não se importavam com seus trabalhadores, e não tinha a preocupação em questão á saúde destes.
Já na Gestão Moderna, a empresa dá todo o suporte para que o trabalhador trabalhe em condições seguras e no mínimo confortáveis. Os gerentes querem sim produção máxima, mas zelam pelos funcionários para que estes façam seu trabalho com empenho e...
tracking img