Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A metalúrgica Santa Rita é uma empresa que, desde 2002, tem vindo a consolidar o seu negócio um pouco por todo o país. Inicialmente o seu trabalho consistia apenas em acabamento de materiais, mas agora pretende iniciar com a produção. Para fazer fase às novas exigências, e já formado o Departamento Industrial, há a necessidade de contratar, com urgência, um gestor para o departamentode compras. Este procedimento está ao cuidado do Dr. Alberto Oliveira, gestor e director do departamento de Recursos Humanos da empresa. Dado ao facto de ser uma função agora criada na empresa, não existindo até então, o Dr. Alberto não apresenta qualquer especificação em relação à mesma. Apenas tem indicação de seus superiores que esta nova função deverá estar no activo dentro de 45 dias.
Emreunião com a Direcção, o Dr. Alberto teve plena consciência da importância que a gestão de compras representará para a empresa. Tratar-se-á de uma função imprescindível para a administração de recursos materiais. Para além disso, a aquisição de matérias-primas e componentes representará um factor decisivo na actividade da empresa, pois dependendo de como é conduzida poderá gerar reduções a nível decustos e melhorias consideráveis no que diz respeito a lucros, sendo este um dos objectivos da metalúrgica. Mais do que simplesmente adquirir produtos, o sector compras se inter-relacionará com todos os outros sectores da empresa, influenciando e sendo influenciado.
De acordo com todos estas exigências, o Dr. Alberto convocou de imediato uma reunião extraordinária com o Departamento Industrial,com o objectivo de se criar uma descrição/análise pormenorizada da nova função, de acordo com as novas necessidades da empresa. No seguimento desta, a ordem de trabalho foi estabelecida do seguinte modo:
1. Cabe ao Departamento Industrial estabelecer as características/requisitos/competências da nova função, mediante os objectivos em questão;
2. Estabelecidas todas essas especificações,emitir-se-á um relatório que deverá ser reportado para a Direcção Geral, que o validará e encaminhará para o Departamento de Recursos Humanos;
3. O Departamento de Recursos Humanos levará a cabo o resto do processo, estabelecendo procedimentos/estratégias/técnicas de recrutamento com resultado na melhor selecção e contratação, com vista aos interesses da empresa.
O presente trabalho tem comoobjectivo apresentar todo este processo, assim como todos os procedimentos e decisões a ele inerentes. Apresentar-se-á uma descrição de todos os passos efectuados, desde a descrição da função até ao processo de decisão, após selecção.

A. ESPECIFICAÇÕES DA FUNÇÃO

1. DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO (anexo 1)

2.1 TÍTULO DA FUNÇÃO (CARGO)

* Gestor do Departamento de Compras

2.2DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO

* Será responsável pelo interface entre a empresa e a carteira de fornecedores nacionais e internacionais;
* Gerir e controlar stocks mínimos e necessidades de compras, assegurando a reposição dos mesmos;
* Controlar, acompanhar contratos / encomendas de compra;
* Pesquisa de novos potenciais fornecedores nacionais e internacionais;
* Criação de guiasde entrega e seu acompanhamento;
* Apoio administrativo a outras tarefas relacionadas com a área de compras;

2.3 ENQUADRAMENTO ORGÂNICO

* Reportará directamente à Direcção Industrial.

2.4 CONTEUDO DA FUNÇÃO

* Perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros elementos naestratégia de operações.

2.5 PERFIL GERAL DOS CANDIDATOS

* Licenciatura em Gestão ou Comércio Internacional (preferencial);
* Experiência na área de compras (mínimo 3 anos);
* Fluência na língua Inglesa falada e escrita;
* Conhecimentos do software PHC (software de gestão);

* Elevada capacidade de planeamento;

* Elevado dinamismo, proactividade e sentido...
tracking img