Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORRELAÇÃO DE AVALIAÇÃO CLÍNICA DE HEPATIMETRIA VERSUS AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DE ACORDO COM O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E BIOTIPO.

Rodrigo Becker Pereira1, Rosemeri Maurici da Silva2, Marcelo Vasconcelos Siqueira3

RESUMO
Objetivo: Determinar a correlação de avaliação clínica e ultrassonográfica de hepatimetria de acordo com o IMC e os biotipos. Metodologia: Foi realizada a percussãohepática no sentido da linha hemiclavicular direita, e a ultrassonografia. Resultados: Foram avaliados 81 indivíduos, caucasianos, 43(53,1%) do gênero feminino, com média de idade de 25 anos (DP±6). A média de IMC foi de 23 Kg/m2 (DP±4). A distribuição dos biótipos foi de 13(16%) indivíduos brevilíneos, 31(38,3%) normolíneos, e 37(45,7%) longilíneos. Houve diferença estatisticamente significativaentre os valores da hepatimetria clínica e ultrassonográfica. O coeficiente de correlação de Pearson entre a hepatimetria clínica ultrassonográfica foi de 0,419 (p<0,01). Avaliando os indivíduos com IMC maior ou igual a 25, houve diferença estatisticamente significativa entre as médias obtidas pelos dois métodos (p=0,001). Neste grupo de indivíduos a correlação entre os dois métodos demonstrou umcoeficiente de Pearson de 0,035. No grupo dos indivíduos com IMC menor do que 25, houve diferença estatisticamente significativa entre as médias obtidas (p=0,000), com coeficiente de Pearson de 0,473 (p<0,01). Conclusão: Os resultados deste estudo mostram que a hepatimetria obtida pelo método clínico apresenta boa correlação com o método ultrassonográfico, embora subestime o tamanho real do fígadoem adultos. Em indivíduos com IMC acima de 25, a correlação entre as duas técnicas utilizadas não foi boa, podendo-se inferir que neste grupo de pacientes o método clínico é menos preciso.

Palavras-chave: Fígado. Exame físico. Ultrassonografia.

1 Acadêmico do Curso de Medicina da Unisul.
2 Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da Unisul, Coordenadora do Grupo de Pesquisa emPneumologia e Semiologia da Unisul (PEGASUS), Doutora em Medicina-Pneumologia.
3 Pesquisador colaborador.
INTRODUÇÃO

Na semiologia, aborda-se o fígado numa projeção superficial que se faz quase em sua totalidade sob a parede torácica.(PORTO,2004). O tamanho de um fígado normal é proporcional ao tamanho do corpo. Em indivíduos do gênero masculino, mede de 10 a 12 cm, e no gênero feminino, de8 a 10 cm.(EPSTEIN et al,1998).
A percussão deverá iniciar sobre a linha hemiclavicular direita, na altura da segunda costela, começando do som claro pulmonar até a busca da macicez hepática, que ocorrerá aproximadamente na altura do 5º espaço intercostal. (SILVA et al,2005). Os últimos pontos de macicez encontrados na percussão determinarão o limite inferior do fígado.(SWARTZ,2006). Aultrassonografia é o primeiro método de imagem para avaliar qualquer afecção que atinja o fígado. (VEZOZZO; ROCHA; CERRI,1993).
Na literatura, não há estudos que comparem hepatimetria com o biotipo do participante determinado pelo ângulo de Charpy, porém há relatos de que o peso influencia no tamanho hepático. Com o objetivo de determinar a correlação de avaliação clínica de hepatimetria versusavaliação ultrassonográfica de acordo com o IMC e os diferentes biotipos, foi realizado este estudo.

METODOLOGIA

Foi realizado um estudo com delineamento transversal, no Centro de Diagnose do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Tubarão - SC.
A população alvo foi formada por demanda de pacientes maiores de 18 anos que iriam submeter-se ao exame de ultrassonografia abdominal.Foram excluídos pacientes com deformidades torácicas, ascite, que realizaram pneumectomia direita, portadores da síndrome de Chilaiditi, além de qualquer outra condição que afetasse a realização do exame físico ou da ultrassonografia, e aqueles que não concordaram em participar do estudo.
Todos os participantes foram submetidos a dois procedimentos no mesmo momento (exame físico e...
tracking img