Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

GRACIELLE CUNHA DOURADO, ALUNO (A)

Resumo

A área de Recursos humanos evoluiu muito desde a sua criação quando começou apenas com uma pessoa que recrutava os trabalhadores (capataz) e vigiava suas atividades, passando por um setor que apenas cuidava das rotinas de contração, demissão, controle de freqüência, folha de pagamento, etc. Desdeentão, realmente muita coisa mudou nos processos de Recursos Humanos, porém o foco central - administrar pessoas - continua sendo o eterno desafio. Como fazer isso cada vez melhor? Hoje, o setor de recursos humanos se transformou em gestão de pessoas, ganhando status de diretoria e realizando outros serviços, como de treinamento, acompanhamento e seleção. Gestão de recursos humanos é uma atividadeexecutada pelo departamento de recursos humanos com a finalidade de selecionar, gerir e direcionar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivobásico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização. O crescimento organizacional das empresas está, mais do que nunca, em evidência. A capacidade de posicionar-se corretamente perante os desafios de um ambiente em contínua transformação exige revisões constantes de metas e estratégias em todas as áreas das organizações. Como forma deatuar diante destes novos cenários, muito se tem dito acerca do papel que as pessoas desempenham nas organizações, reconhecendo-se que são elas que fazem a diferença nos momentos cruciais de mudanças.

Palavras chaves: Administração, recursos humanos, recrutamento e seleção

INTRODUÇÃO

Como todas as outras áreas do conhecimento, a gestão tem evoluído ao longo do tempo, assistindo-se nosúltimos anos a um conjunto de desenvolvimentos que muito enriqueceram e contribuíram para o estudo e conceito das organizações.
Neste texto será referenciada a forma como têm sido conceituada as organizações desde o início do século, analisando genericamente a contribuição dos autores que mais se destacaram a tentar formalizar o estudo das organizações.
Mais que uma apresentação das diversasabordagens, pretende-se mostrar como tem sido a evolução ao nível dos conceitos centrais e com essa evolução tem ao desenvolvimento das próprias organizações, devido à sua crescente complexidade e às mudanças radicais da sua envolvente externa, quer a nível social quer a nível econômico, tecnológico ou cultural. Abrange as principais teorias humanísticas da Administração, as principais atividades da áreade Recursos Humanos e expondo o cenário atual.
Não há por isso a preocupação de analisar exaustivamente das posições dos vários autores, mas antes se pretendeu agrupar por grandes linhas de pensamento o que tem sido essa evolução e como se encontra este setor nos dias atuais
Assim, para se melhor entender a situação atual em termos de desenvolvimento da gestão e fazer uma análise, emboraresumida, da evolução dos principais pontos de vista, filosofias e escolas de pensamento que foram dominantes ao longo do século XX, foi efetuada a sua classificação em três grandes grupos: Teorias Clássicas, Teorias Comportamentalista, Teorias Pragmáticas. Como conseqüência e ao mesmo tempo necessidade gerada por um novo modelo de produção que passou a ser adotado nas empresas, fundamentado naflexibilidade produtiva e adaptabilidade, a função Recursos Humanos passou a receber um papel de maior destaque no cenário empresarial. A área que antes basicamente se preocupava com admissão, demissão, registros, controle de férias, faltas, atrasos e outras questões burocráticas da administração de pessoal, funções estas mais próximas das atividades contábeis que de RH, passou a ser cobrada a...
tracking img