Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O cenário atual requer adaptações das mais diversas ordens, no sentido de acompanhar o caráter dinâmico de competição, levando as organizações a buscarem formas de atuação que asdiferencie de seus concorrentes, possibilitando vantagens competitivas. Para seu melhor desempenho, as organizações visualizam cada vez mais a importância das pessoas. Pode-se perceber uma via de mãodupla: as pessoas precisam das organizações para sua subsistência e para seu sucesso pessoal, e, por sua vez, as organizações dependem diretamente das pessoas para produzirem seus bens e serviços, atenderseus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos.
Administrar comportamento humano implica governar aquilo que as pessoas fazem como participantes dasorganizações, sendo que, é justamente por meio das ações que é possível formular e atingir objetivos organizacionais. Gerir pessoas em contextos de trabalho significa controlar os fatores que interferem naqualidade de trabalho e de vida dos funcionários, não no sentido de manipulação de sua conduta, mas no sentido de identificar as melhores condições para cada tipo de serviço, as competências necessárias aserem desenvolvidas, os fatores que motivam os trabalhadores, os recursos e as estruturas necessárias para a execução das atividades. Dirigir o desempenho das pessoas nas organizações, por meio daformulação de objetivos que explicitem ações contextualizadas, especificando as situações nas quais as ações irão ocorrer e o modo como devem acontecer, bem como, os resultados desejados a partir delas,parece ser uma opção de discutir modos de gestão.
Os profissionais de RH devem responder aos desafios competitivos de suas organizações, demonstrando explicitamente a sua contribuição com asestratégias de negócio, sendo preciso responder às demandas de desenvolvimento e tratamento diferenciado das pessoas. Ou seja, manter o conhecimento organizacional em permanente fluxo de evolução, estimular...
tracking img