Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
11) Quais as posições em que se encontra a Administração de RH na estrutura organizacional?
Na maioria das organizações, a área de RH atua em nível gerencial, representando um de seus departamentos. Já nas organizações grandes ou complexas, RH atua em nível de direção.
12) Comente sobre duas criticas costumeiramente feitas aos profissionais de RH?
A dificuldade que muitos profissionais de RHtêm é em alinhar suas ações com o plano estratégico da empresa, a maioria dos especialistas e gestores de pessoas aponta a ineficiência em articular os planos de ação junto ao modelo do negócio e às estratégias sistêmicas como o erro mais crítico da gestão de RH atual. Naturalmente, essa falha acaba por deslizar em toda e qualquer frente de ação do RH. “Ainda é possível afirmar que os “modismos”do segmento ainda são os grandes bichos-papões, mas não investe em treinamento de qualidade.” Ou seja, buscar profissionais adequados para preencher uma determinada vaga e não se preocupar com o prazo, nisso o profissional de RH acaba pecando ao entregar um candidato fora do perfil às vezes no qual a empresa busca.
13)Diante de que circunstâncias podemos afirmar que o profissional de RH está tendouma atuação operacional?
Quando funciona de forma centralizada, burocrática, reativa, focado no cargo e na tarefa.
14)O que deve fazer o profissional de RH para exercer uma atuação mais estratégica e contributiva para os resultados finais da empresa?
Diagnosticar seja por entrevistas de acompanhamento, a melhor função e setor para cada funcionário.
15) Comente sobre dois assuntos que fazemparte do cotidiano da área de RH?
A pesquisa de clima organizacional. Através dela, é possível identificar o comportamento das pessoas que fazem a empresa. Por isso, ficar atento aos resultados obtidos por esse instrumento "abre" caminho para novas ações focadas em Gestão de Pessoas.
Ao conhecer a cultura corporativa, a área de RH tem mais chances de identificar as necessidades dos colaboradorese saber quais os pontos de resistência que precisam ser "quebrados" e, consequentemente, melhorar o clima organizacional.
A cultura organizacional também revela o comportamento dos líderes. Quando um programa, um projeto é implantado, o RH necessita ter proximidade com os gestores, pois eles serão os agentes disseminadores das inovações.
Conversar, sempre que possível, com os profissionais dosvariados departamentos e níveis hierárquicos é uma ótima estratégia para sentir como os colaboradores comportam-se diante de situações ou assuntos relacionados direta ou indiretamente à empresa.
Conversar, sempre que possível, com os profissionais dos variados departamentos e níveis hierárquicos é uma ótima estratégia para sentir como os colaboradores comportam-se diante de situações ou assuntosrelacionados direta ou indiretamente à empresa.
16) Que atividades da ARH são mais eficazes, mais contributivas paras os resultado finais de uma empresa?
Através das ações que vinculam o comprometimento dos funcionários com a empresa. Através da vinculação das estratégicas da área de RH com as estratégias corporativas e com os resultados financeiros da organização.
17) Quais são os principaisprocessos desenvolvidos pela ARH? Comente um deles.
Suprimento, Desenvolvimento, Gestão da integridade Física dos RHs, Gestão de Clima Organizacional, Gestão dos Desempenho e da carreira, Qualidade de vida, Remuneração e legal-trabalhista.
Desenvolvimento:
Rotação de cargo: Consiste em deslocar o funcionário de um cargo para outro, fazendo com que ele adquira conhecimentos de outras áreas daempresa.
Posição de assistente: funcionários trabalham como assistentes de administradores bem sucedidos, sendo assim preparados para assumir um cargo mais alto.
Tarefas de comitê: proporcionam aos funcionários a oportunidade de participarem da tomada de decisão.
Cursos e seminários: através de cursos e seminários se adquire conhecimento. A tecnologia tem colaborado muito com a evolução destas...
tracking img