Recursos humanos - treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECURSOS HUMANOS: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

.
1. Há um planejamento dos TREINAMENTOS em longo prazo? Em que prazo?

Pode-se dizer, mesmo, ser o treinamento uma forma de educação voltada para o trabalho, uma vez que seu objetivo central é preparar o treinado para o desempenho eficiente de uma determinada tarefa que lhe é confiada. (LUSTOSA; DIAS apud CARVALHO, 2001, p.11,http://web03.unicentro.br)

2. Este planejamento inclui plana/previsão financeira?

O planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados. (GAMA; MOURA e OLIVEIRA, apud GITMAN 1997, http://www.ead.fea.usp.br)

3. Há levantamentos de necessidade de treinamento LNT? Quem participa do processo?

LNT- levantamento de necessidade de treinamento é um conjunto de atividades que visa a determinação dos treinamentos necessários para eliminar lacunas de competência, onde esse treinamento serve para planejar o esforço da empresa no treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.(http://br.answers.yahoo.com, 2006).

4. Há um plano de carreira para cada cargo/espaço ocupado? Há um plano detreinamento que leva o colaborador a ascensão funcional?

Planejamento e desenvolvimento de carreira estão vinculados à programação da carreira estabelecida pela organização, e ascensão dos funcionários eficazes e eficientes, aliado ao seu trabalho profissional e avaliado através de critérios definidos pela empresa. (HOFNEISTER, 2009, http://www2.videolivraria.com.br, 2009)

5. Hácapacitações/treinamento comportamentais e técnicos? Qual a freqüência de cada um?

Treinamentos comportamentais busca o despertar do potencial criativo das pessoas,  para um direcionamento comum de esforços, com o propósito de alcançar o resultado desejado por uma empresa, O objetivo é facilitar o processo de comunicação, convivência e atendimento aos clientes internos ou externos, ensinando a administrarconflitos e a entender que cada individuo é um ser diferente do outro. (www.extensaorh.com.br, 1999-2004)

6. Eles compõem o programa de treinamento da empresa?

Pode-se dizer, mesmo, ser o treinamento uma forma de educação voltada para o trabalho, uma vez que seu objetivo central é preparar o treinado para o desempenho eficiente de uma determinada tarefa que lhe é confiada. (CARVALHO 2001, p.11, http://web03.unicentro.br)

7. Quem e como é definido o método de treinamento (vivencial, expositivo, internet etc.)?
O estudo das estratégias de treinamento proporciona uma visão diferenciada das organizações e dá condições para que o profissional consiga compreender os seguintes fatores: estudar os recursos e metodologias que facilitam o aprendizado; compreender quando e como aplicardiferentes abordagens em treinamento; conhecer a contribuição dos jogos e casos práticos no treinamento; compreender a interpretação e condução de diferentes tipos de grupos de trabalhadores. (Oliveira apud Carvalho 2001, p. 48 http://www2.videolivraria.com.br)

8. Os facilitadores são internos e externos a organização?

O facilitador, sendo externo, pode também ser importante, pois: questiona ostatus quo da organização; transporta novos conhecimentos para o interior da organização; proporciona um olhar crítico sobre a realidade organizacional; assegura um quadro comparativo de referência relativamente a outras realidades organizacionais (p.ex., benchmarking); é menos influenciável/vulnerável à pressão dos participantes; é visto como imparcial. O facilitador interno é especialmentevantajoso em termos de: acesso a informação sobre a organização; acesso e continuidade do trabalho com o grupo; visão a partir do interior da organização. (http://www.tb.sfori.com, 2009)

9. Há parceiros com instituições como SENAI, SENAC, SEBRAE para viabilizações das capacitações?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada brasileira de interesse...
tracking img