Recursos humanos no cenario mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

REFERÊNCIAS 6


INTRODUÇÃO

Antigamente, durante a revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, com o passar dotempo a importância do Departamento de Recursos Humanos nas organizações relacionava-se aos tramites administrativos, tais como elaboração de folha de pagamento, cálculo de férias, rescisões enfim todos os processos pertinentes a legislação trabalhista, em miúdos direitos e deveres do empregado X empregador.
Na atualidade a tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas, alinhadacom os norteadores estratégicos da empresa. Percebeu-se então que o RH deve também ir além efetivando a execução do planejamento estratégico de pessoas devendo ir além de um plano escrito no papel, pois deve quebrar o paradigma de ser um centro de custo e não de lucros.
Notoriamente a velocidade das informações nos trouxe a realidade da globalização e através de projeções de um banco deinvestimentos Goldman Sachs feitas sobre os cinco países emergentes a seguir citados: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul criou-se o acrônimo “Brecas”, tais observações acabaram levantando a possibilidade destes países de economias e culturas distintas unirem forças no intuito de atingir metas no nível de crescimento econômico mundial.
Através deste estudo mudanças na economia mundial afetamdiretamente, o profissional de Recursos Humanos deve tornar-se ávido do conhecimento de todos os setores das organizações, desenvolver um plano estratégico de gestão alinhando suas atividades de recrutar, estruturar, instruir e qualificar as pessoas com as necessidades e expectativas das organizações, criando um ambiente em constante evolução para ambos. Transformando para o contexto atual dentro dasorganizações o perfil de profissionais de um RH operacional por um RH estratégico.







DESENVOLVIMENTO








O Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, considerados os principais países emergentes do mundo, através de projeções de um banco de investimentos na atualidade denominados BRIC’s, apresentam uma proposta de integração, para um melhor entendimento ecompreensão da mesma, sendo as realidades tão distintas, temos como foco analisar questões essenciais econômicas e políticas com o objetivo de diagnosticar de que forma se dá a atuação, a inserção econômica e se esta tem gerado resultado no cenário mundial.
O novo grupo econômico integrado pelos cinco, países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, acrônimo “BRIC’s”, é importante destacarque a origem do nome visa apresentar a idéia de novos alicerces (bricks, ou tijolos) da futura economia mundial, embora esses países tenham assinado, em 2002, uma série de acordos comerciais e de cooperação, com o objetivo de promover o crescimento de suas economias, esses alicerces não foram analisados em sua integra. São economias contrastantes e nações que possuem diferentes processoscivilizatórios, tanto em planos sociais, militares, econômicos e geopolíticos, bem como nas esferas culturais e religiosas.

Assim, determina-se que países cuja participação no comércio mundial de determinado produto é superior à sua participação conjunta, considerando-se todos os produtos apresentam vantagem comparativa revelada. Derivado de carvão é o único produto do rankingclassificado como um bem intensivo em recursos naturais.



China:

O desenvolvimento chinês é orientado pelas exportações de manufaturas e por elevadas taxas de investimentos diretos estrangeiros. A Índia com uma população maior que 1 bilhão de habitantes, apresenta um amplo mercado consumidor e em crescente expansão. Fortificou seu crescimento econômico quando seu governo abandonou políticas...
tracking img